16.4.10

Sextas são dias de desafios e hoje falamos de realidades laborais

Pois é meus xuxus, a seguir a males do coração, familiares ou saúdinha, a coisa que mais nos aflige a moleirinha é mesmo o mal laboral.

Ou é por falta de emprego, ou por trabalho a mais, ou é a remuneração que é má, ou são os pagamentos em atraso, ou é a colega que ganha mais, ou são as horas extra...há sempre qualquer coisa.
A verdade é que quando sentamos o rabinho na cadeira com um entrevistador à frente aquela oportunidade de emprego é a última coca-cola no deserto e mal podemos esperar para arregaçar as mangas e vender-nos qual Miss Mundo nas perguntas finais.
Mas nem sempre resulta da maneira que queremos, assim, vocês:


Já mentiram numa entrevista de emprego?
Disseram que sim a tudo, mas faziam "não's" mentais?
Já foram enganados?
Usaram o vosso charme para tentar ficar com um lugar?
Pediram um valor mais alto só para não vos chamarem de novo?

Já sabem, contem-me tudo.

20 comentários:

  1. Eu já fiz um testo numa entrevista de emprego meio a correr porque tinha os meus amigos todos à minha espera para irmos para Zambujeira do mar para o festival. Mas correu bem, ainda assim.

    ResponderExcluir
  2. Nunca menti numa entrevista. Mas já disse ao entrevistador que daqui a 5anos queria o lugar dele (porque não queria lá ficar de todo). Passado 3 dias ele ligou-me a dizer que tinha sido seleccionada e eu disse que aquilo não era "bida" para mim....

    Esta-me a apetecer um macbacon :)

    ResponderExcluir
  3. Eu fui enganada por 2 vezes, há uns bons anos atrás, e sempre em relação ao ordenado. Disseram-me que ía ser de X e quando chegou o fim do mês, o valor era Y. Mais baixo, claro está. Na primeira vez ainda deram a desculpa de que era o primeiro mês e tal e que depois tudo seria regularizado. Não foi, e no mês seguinte vim-me embora. No segundo, nem deram qualquer explicação, simplesmente apresentaram-me o cheque com um valor bastante mais baixo. Como só caio uma vez, nem quis saber de explicações. Avisei que não voltava e não voltei.

    ResponderExcluir
  4. Já fui enganada num emprego.
    E fiquei a arder com algum dinheiro, porque tive de me deslocar da margem sul até à figueira da foz.
    O gajo queria uma administrativa pra todo o tipo de trabalho, a pagar 500€ (em 2002). E como eu fui lá aprender, ele (o patrão - dono da empresa) queria que eu estivesse disposta a estar a aprender de manhã à noite e sem ganhar nem mais um tusto. Só porque apostou em mim e me escolheu para o lugar.
    Nem digo qual era a área de negócio, porque é uma marca alimentar que por aí anda.
    Que eu nunca mais comprei, nem ninguém lá em casa, come disso.
    Chulos!!!!!

    Mas foi um grande ensinamento.
    Cada vez que me lembro que deixei a Residencial pelas 6h da matina sem ninguém ver (e não a paguei - mas também já tinha pago tudo o resto - que disseram ser eles a pagar)... só via a hora de chegar a casa!!!!!
    E assim foi, até hoje nunca mais soube de tal empresa. Nem me ligaram só pra perguntar se eu estava bem, ou se tinha acontecido alguma coisa. E eu agradeci...

    ResponderExcluir
  5. Eu já fui para uma entrevista de emprego literalmente de mangas arregaçadas (e é costume no "meio" esta gente ir engravatada), às sete da tarde de uma sexta-feira.
    O entrevistador perguntou o porque das mangas arregaçadas. Eu disse que acima de tudo sou uma pessoa prática, e quero é estar confortável para poder trabalhar melhor.

    Conclusão?

    Aqui estou eu a trabalhar :P

    ResponderExcluir
  6. Ui..eu e entrevistas, entrevistas e eu...

    Três situações engraçadas:

    1- O gajo entra a matar, e pergunta logo: "De que equipa você é?" Ao que eu respondo, ufano e do alto do meu orgulho: "Sou do Sport Lisboa e Benfica." Ao que ele responde: "Temos pena, eu sou do ZBORDEIM". Óbvio que não fiquei lá, nem queria, o gajo é um palhaço.

    2- Já nas últimas entrevistas, em que já ia para lá à patrão (e foram as que me correram muito bem), o gajo pergunta-me se eu queria café, ao que eu respondo: "Sim, se faz favor, mas com natas, que agora ando nessa onda". Foi mesmo assim. Depois ainda falámos do Bairro Alto e de jantaradas, acabámos a rir e de palmadinhas nas costas. Convidaram-me para ficar lá.

    3- No meu actual local de trabalho, a entrevista foi surreal. Passado 5 minutos já não se falava de Direito, era só galhofa, piadas sobre homossexuais (homofobia, much?), Benfica, e histórias de bebedeiras. Estou cá, não estou?

    E pronto, é mais ou menos isto.

    E se menti em entrevistas? Com quantos dentes tenho..

    ResponderExcluir
  7. Mas que tipo de mentiras estamos a falar,RC?

    Digo-vos por experiência que uma mentirinha branca ( é assim que se diz, não é?), tudo bem.
    Raramente somos apanhados-as, mas uma mentira mais a sério é tramado.

    No meu actual trabalho, a RH faz sempre a 1ª entrevista e depois diz-me a sua opinião. Com a sua opinião, vem também uma serie de coisas que foi dito. E o que é que eu faço depois, quando convoco-os para a 2ª entrevista?
    Faço as mesmas perguntas, claro está. Muitas respostas mudam, o que me leva logo a acabar a entrevista a meio. O.k., ás vezes, mas só às vezes, vou até ao fim para me rir mais um pouco.

    E quando são as mentirinhas brancas, isso passa. Só às vezes,claro. Até hoje que tem corrido bem.

    A anónima ( Sílvia)

    ResponderExcluir
  8. Até hoje tem corrido bem. Sem "que", please.

    ResponderExcluir
  9. Oh, uma mentirinha muito soft de vez em quando não faz mal a ninguém! Às vezes até ajuda!

    ResponderExcluir
  10. Uma vez fui a uma entrevista para o departamento de marketing de uma rádio nacional e o entrevistador saltou para debaixo da mesa, com a finalidade de ver o que eu tinha calçado! Depois disse-me que "sabia bem o tipo de pessoa que eu era", que devia ler Silvia Plath! :-P

    ResponderExcluir
  11. Mentir literalmente não. Mas fazer de conta que percebo a pacotes de tudo e um sorriso inocente e "querido".

    ResponderExcluir
  12. E digo mais:

    Tenho uma reactância muito especial em relação à malta de Recursos Humanos que fazem entrevistas. Tendem a ser frios demais e a analisar as pessoas por aquilo que não são, perante standards mecânicos e automatizados. Um gajo não pode mandar uma piadinha ou mostrar-se bem disposto que fazem logo cara de enjoadinhos.

    Era queimá-los a todos.

    ResponderExcluir
  13. Rosa Cueca a última entrevista que tive (hoje o meu actual emprego) ligaram à noite a marcar para o dia seguinte... Apareci na maior descontra e com uma cara de sono pois era verão e as festas não param!
    Perguntaram o que achava de eventos e eu comentei que no dia anterior tinha ido a uma e comecei a dizer o porquê de ter corrido mal e ainda dei ideias, enfim, mal eu sabia que a festa era deles...
    Grande barracada mas no fim fui contratado pelos pequeno pormenores que referi e detectei. ehehehhehehheheheh
    Bjx para todos

    ResponderExcluir
  14. Ora aqui ficam as minhas respostas, mediante as minhas incontáveis entrevistas...
    Já mentiram numa entrevista de emprego? Não, por incrível que pareça, não. Posso é ter exagerado num ou noutro ponto mediante meu interesse.

    Disseram que sim a tudo, mas faziam "não's" mentais? Mais uma vez não...

    Já foram enganados? Infelizmente sim, em dois empregos... No primeiro caso, a empresa nem era digna desse nome. No segundo caso, percebi que estava a ser mão de obra gratuita e pus-me a andar assim que pude.

    Usaram o vosso charme para tentar ficar com um lugar? Claro que sim.

    Pediram um valor mais alto só para não vos chamarem de novo? Também sim :S

    ResponderExcluir
  15. Eu sou uma menina, nunca fui a nada disso. Ainda. Mas se fosse, acho que conseguia mentir descaradamente xD

    ResponderExcluir
  16. Sexta feira é pior que segunda. E entrevista então. Aiai.
    Gostei do blog e já estou seguindo.

    Abraços.

    http://tocadocogumelo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Não foi mentira, foi omissão: tenho piercings (nariz e orelhas) e tinha medo que não me darem o emprego por isso (sou enfermeira), portanto antes da entrevista tirei-os.Claro que fui dizendo muitos sim's quando queria dizer não... especialmente qd fui inquirida acerca de alguns serviços7especialidades que detestava!! Mas eu queria era trabalhar!!
    Nessa mesma entrevista fui enganada, falaram-me num serviço de gente jovem, muito clean e leve... saiu-me um serviço cheio de velhotes acamados e doentes neoplasias terminais e com traqueostomias (digamos que... expectoração a voar, projectada!).
    Eu omiti, a directora mentiu!! Foi uma troca de favores LOL

    ResponderExcluir
  18. muitos nãos mentais, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  19. Fiz também um post sobre este tema a contar o que me aconteceu (esta semana não correu nada bem) Dias melhores virão, assim espero.
    Foi um bloqueio total a minha ultima entrevista (nem sabia que ia a uma entrevista, acho que foi mais o susto de chegar lá e mandarem me para a sala de reuniões).

    ResponderExcluir
  20. Eu já perdi um empego por dizer mas foi a verdade (muito abonatória de mim). Mas parece que eles queriam era pessoas assim pró fraquinho (desculpa a modéstia à parte que para o caso em concreto não se aplica). :)

    ResponderExcluir