6.2.15

6ªs são dias de desafios: Somos todas umas feministas, mas vai-se a ver...

...muitas usam quando dá jeito o facto de ser mulher para conseguirem alguma coisa.
 
Vamos lá a ser sinceros: não podemos advogar a luta das mulheres pela igualdade e depois esperar que os homens apareçam sempre que temos um furo à beira da estrada ou nos queremos escapar a uma multa.
 
Da mesma maneira que eles têm de entender que os tempos são outros. Não é obrigação da mulher fazer tudo, saber cozinhar na perfeição um bife wellington ou ser a vossa segunda mãe.
 
Também não podemos servir-nos dos atributos físicos para subir na carreira e depois vir chorar que ninguém nos reconhece o mérito, porque não nos levam a sério como profissionais.
 
Estamos, afinal, mais longe da igualdade do que julgamos?
Onde colocamos a linha entre o que é abusivo e desrespeitador para a mulher e o simples produto social de uma sociedade machista, com a qual nos "conformámos"?
Podemos ser femininas e feministas? Ou há o mito que todas as feministas têm buço e não gostam é de homens?
Os homens têm medo das mulheres independentes e emancipadas?
Onde está a diferença dos homens tradicionais face aos que, no fundo, são apenas machistas?
As mulheres estão mais duras e a aproximar-se do modus operandi masculino nas diversas áreas da vida?
 
No fundo: o que pensam sobre isto do feminismo, da luta de direitos e do que podemos esperar nos próximos tempos.
 
(há muito boas razões para se lutar pelo direito da igualdade em ser mulher e combater injustiças, mas isso pede coerência também e não apenas quando dá jeito.)

11 comentários:

  1. Ui, isso dava debate para o dia todo e eu não tenho tempo, tenho de trabalhar :p Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Pufffff ....o que tu escreves... é aquilo que eu (mais ou menos) penso sobre o feminismo de hoje em dia.
    Vejo muitas mulheres a protestarem contra o machismo... contudo... continuo a ver que em casa continuam a ser elas que fazem quase tudo. Um homem ter o dever de ajudar... só não tem que ouvir "levanta o cuzinho e vai fazer alguma coisa que eu não sou a tua mãe". Pessoas assim vão logo de patins pelas escadas abaixo que.... foram previamente besuntadas com oleo para ir ainda mais depressa. Muitas vezes é a maneira de falar/abordar as questões que levam a haver atritos entre os elementos do casal. Mas isso minhas amigas... tem que ser visto antes...homens que fazem pouco ou quase nenhum...demonstram isso na fase do namoro... só que nessa fase.. ninguém liga a isso... é a paixão que cega. Por isso sempre disse.. uma relação é 60% saber viver em comum. e 40% sentimento. Se não soubermos viver em harmonia... o amor vai por água abaixo.
    Eu sou homem e admito que muitas vezes o nosso género falha em muita coisa.
    Vou-te dar um exemplo de uma feminista "idiota" que me apareceu à frente.... tinha ido ao hospital ver o nascimento da minha 1ª filha.. e quando fui sair para ir buscar umas coisas a casa que faltavam... ao sair pela porta do hospital vi uma mulher toda pipocas a entrar com uns sacos.. e eu.. vendo ela um pouco carregada abri a porta para ela passar 1º. Olha para mim com cara de ofendida e disse-me "acha que não tenho força para abrir a porta?" Ao qual eu respondi..."Ahhh peço desculpa pela minha gentileza" e quando ela ia entrar na mesma.. fechei-lhe a porta na cara. Claro que as pessoas começaram a rir no hall de entrada. Quem foi mauzinho? os dois admito. Mas este tipo de mulherzinhas irritantes tiram-me do sério.
    Homens e mulheres são diferentes...todos sabemos disso.. temos as nossas qualidades e defeitos associados ao nosso género. temos que perceber que ambos pensamos de maneira diferente no dia a dia... e querer que sejamos iguais só vai dar asneira.
    Homens e mulheres têm os mesmos direitos... mas somos diferentes. Podemos contornar isso com dialogos e abordagens não ofensivas.. sabendo sempre que ele ou ela.. poderá falhar. Nós lá em casa brincamos com os defeitos um do outro.. mas nem sempre é fácil.
    Desculpa este texto... mal escrito.. mas existe tanta coisa para dizer que ficava aqui o dia inteiro. :P
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Nunes,

      Continua a escrever os teus testamentos. Muitas vezes eu venha aqui só mesmo para ler as tuas respostas :P
      Em relação à história que contaste da tipa que te respondeu "Acha que não tenho força para abrir a porta?", gostei da tua resposta e da ação seguinte. Eu talvez respondesse algo do género: "Até achava que sim, mas agora que abriu a boca vejo que lhe falta força noutro lado." lol

      Excluir
  3. Permite-me a correcção: "muitas usam sempre que dá jeito o facto de ser mulher para conseguirem alguma coisa"

    "saber cozinhar na perfeição" - encontrar uma que saiba cozinhar, já é uma sorte!!

    "Os homens têm medo das mulheres independentes e emancipadas?" - se elas forem egoístas e frias, não é medo, é repulsa. Por vezes as mulheres acham que são "independentes e emancipadas", mas tornaram-se bichos do mato incapaz do mais básico carinho.

    ...e sexo, não é carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independentes e emancipadas no sentido em que ter um marido/namorado é um complemento à felicidade e não A felicidade em si, independentes e emancipadas no sentido em que quando conhecem um homem já são felizes e têm objectivos de vida bem definidos, isso assusta os homens, digam lá o que disserem.
      Mulheres decididas e que sabem o que querem? Os homens não estão à espera disso, estão à espera de serem salvadores e de virem iluminar toda uma vida que antes não tinha sentido sem eles!

      Excluir
    2. Acho que é porque o choque da insegurança de não precisarmos, propriamente, deles, mas antes, escolhermos estar com eles, lhes dá a noção de realidade que preferem ignorar. É muito mais fácil estar com alguém que precisa de nós, do que com alguém que, apesar de tudo, o escolhe.

      Excluir
    3. Isto que a Margarida escreveu.
      Apenas uma ressalva: se o objetivo de 2 pessoas se juntarem é serem uma unidade com mais força e melhor do que seriam separados, então convém que os 2 iluminem, de alguma forma, a vida do outro, senão qual é o objetivo de estarem juntos?

      Excluir
    4. Acho muito bem que as mulheres tenham vida própria e deixem de se comportar como lapas no lombo do marido/namorado. Mas mantenho que há mulheres que não querem ser uma coisa e não sabem ser a outra.

      ...nem cozinhar!! :P :P :P

      Excluir
  4. Reitero o que disse neste post:
    http://mafasemargas.blogspot.pt/2015/02/nao-cozinhas-nao-limpas-o-po-nao-sabes.html

    ResponderExcluir
  5. Tão interessante o que escreveste!

    Estamos, afinal, mais longe da igualdade do que julgamos?
    Nunca vai haver igualdade total e é bom que não haja. Chama-se cromossomas, biologia, fisiologia, etc etc.
    Igualdade de direitos, sim, para lá caminhamos. Acho que nos devíamos reconhecer como seres que vivem numa sociedade e que merecem oportunidades e que, nas suas igualdades e diferenças, se tornam complementares.

    Onde colocamos a linha entre o que é abusivo e desrespeitador para a mulher e o simples produto social de uma sociedade machista, com a qual nos "conformámos"?
    Quem é que se conformou? :) Mais do que mulher, homem ou animal, somos seres vivos. Merecemos respeito. É tão simples quanto isto.

    Podemos ser femininas e feministas? Ou há o mito que todas as feministas têm buço e não gostam é de homens?
    Sim, podemos ser femininas e feministas, se bem que muitas feministas acabam por deixar essa imagem da mulher que se parece com um homem. O feminismo muitas vezes acaba por ser mais uma filosofia e forma de estar extremista. Extremismos não são bons.


    Os homens têm medo das mulheres independentes e emancipadas?
    Depende dos homens. Infelizmente acho que muitos preferem uma mulher que siga, não uma que pense. E nem sempre ser uma mulher independente e emancipada é uma coisa boa. Tem que se ter muito bom senso no que se faz, como em tudo na vida. Eu acho que sair para ver striptease e beber com umas loucas no topo dos seus saltos altos e das suas mini-saias para comemorar o dia da mulher, nos desprestigia. Cada um faz o que quer, mas a emancipação, a liberdade e a independência devem ser muito mais do que isso.

    Onde está a diferença dos homens tradicionais face aos que, no fundo, são apenas machistas?
    Há diferença? Vou ficar a pensar nisto....

    As mulheres estão mais duras e a aproximar-se do modus operandi masculino nas diversas áreas da vida?
    As mulheres são capazes de ser tão frias e desumanas como alguns homens. Conseguem pior, ser muito mais manipuladoreas e maquiavélicas. Coitado do homem que se cruze com uma mulher assim.

    ResponderExcluir
  6. Tenho 24 anos, sou mulher, médica e feminista. Quando fui para a faculdade fui viver com o meu irmão e tive de lhe explicar que não ia fazer a lide doméstica sozinha. Ele aprendeu a cozinhar, a aspirar e varrer e limpar o pó e a casa-de-banho, coisas que a minha mãe me tinha ensinado a fazer porque são 'tarefas da mulher', mas que ele não teve de fazer quando era miúdo. Ele ensinou-me a mudar o pneu quando tivemos um furo, a perceber onde está o problema quando a caldeira falha e a fazer o básico quando a internet não funciona. Dividimos tarefas e por isso conseguimos viver juntos, e é isto que eu espero de um homem no que às tarefas domésticas diz respeito. E não é só nisto que espero igualdade: não espero que me abram a porta do carro, que me deixem passar primeiro, ou que seja sempre a primeira a pedir. Quem vai à frente abre a porta e passa primeiro se a porta for de empurrar ou deixa passar quem vai atrás se a porta for de puxar. Mas exijo igualdade no resto: quero ver o meu trabalho valorizado, não admito que digam coisas como 'bom trabalho, para uma mulher!', e não gosto quando se surpreendem por ser mulher e gostar de cirurgia. Nada disso implica que seja contra a maquilhagem, os saltos altos ou a lingerie sexy, mas sou contra a ideia de que uma mulher TEM O DEVER de usar maquilhagem, saltos altos ou lingerie sexy. (Uso as 3 coisas nas situações em que as considero adequadas). Ou seja, acredito realmente na igualdade, e condeno as feministas de conveniência ;)

    ResponderExcluir