26.4.13

6ªs são dias de desafios: no poupar é que está o ganho.

Poupar está na ordem do dia. Ou melhor, a dificuldade em realmente poupar uns trocos.
Assim, e porque não pode ser sempre só parvoíce:

que dicas aplicam às vossas finanças?
onde é que cortam primeiro nos gastos?
quais os produtos de marca branca com mais qualidade?
superfícies comerciais que elegem?





Tudo dicas úteis para podermos aplicar!
Isso ou, pronto, vamos todos começar a almoçar um pãozinho com manteiga e não se fala mais nisso.

13 comentários:

  1. Realmente não é fácil poupar, mas olha, marcas brancas de qualidade, sou fiel ao continente nos iogurtes, leite, massas, arroz. Fica bem mais barato. Bebidas tem mesmo de ser as marcas originais, bem como batatas fritas. Também compro congelados do continente que são bem bons, e algumas coisas da linha de produtos de beleza que eles lançaram. Viagens de carro é evitar sempre que possível, ir a pé.
    Quando ponho gasolina, tento por nas gaolineiras mais baratas como a do jumbo, ou na galp com o desconto em cartão do continente.
    Quando vamos ao cinema, vamos quase sempre à Zon, onde pagamos 1 bilhete por 2.

    ResponderExcluir
  2. Oh Cueca, é uma querida. Tens umas ideias geniais para as minhas aulas

    ResponderExcluir
  3. Onde corto primeiro? Em tudo o que for lazer. Cinemas, saídas, até em patuscadas fora com os amigos.
    Produtos de marca branca, gosto dos do Continente e dos Auchan, não os das marcas mais económicas (marca "é" e "Polegar", respectivamente), mas há itens onde realmente não faz diferença nenhuma, como nos guardanapos de papel, p. ex.. Em termos de qualidade/preço, a marca "Guia", do E. Leclerc, tem sido a grande surpresa. Estou muito fã desse supermercado.
    De resto, vou sempre comparando preços de cada vez que vou às compras. Não se perde muito tempo e sempre se poupam uns troquinhos.
    Quanto a gasolina, meto sempre numa bomba low-cost (Prio ou Jumbo), mas não me meto em filas gigantes para o fazer, simplesmente porque não tenho paciência.

    ResponderExcluir
  4. Aquilo que faço é normalmente é:

    Continente: marca branca para iogurtes/leite/bolachas maria/douradinhos

    Lidl: detergentes/sumos/legumes/fruta/pizza-do-desenrasque/papel higiénico/guardanapos (ou mercearia do bairro quando há hipótese)

    Mini-preço: congelados/sumos/champôo/amaciador

    Pingo Doce: fraldas para o crianço/ice tea marca branca/iogurtes/toalhitas

    Congelo tudo o que não se consome logo: tomate sem pele, cebola picada, ervilhas, legumes variados, etc para ter sempre para usar.

    Combustíveis: BP, ou prefiro atestar de uma vez na santa terrinha que fica mais barato.

    Onde nunca corto em termos de marca é por exemplo em enlatados - sou um bocado ticosa com isso.
    Prefiro comprar uma embalagem de 5kg de arroz do que os pacotes de 1kg, porque se poupa bastante e cá em casa é tudo arrozeiro.

    Assim de momento é o que me estou a lembrar.

    ResponderExcluir
  5. Não consigo optar por marcas brancas em termos de latícinios...mesmo sabendo que podem ser feitas juntamente com outras conhecidas há sempre aquela cara de desconfiança no fim.
    De resto as poupanças são feitas muito graças ao não ser muito viciado em extras...sumos, bolachas, goluseimas, batatas fritas etc...
    Gasoleo é em bombas low cost ou com os descontos das compras.

    Em casa poupa-se ao tentar gastar menos luz...muitas das vezes a opção é ficar fora dela mas também não ir para cafés a toda a hora. :P

    Daqui a uns tempos a opção será pôr o dinheiro debaixo do colchão.

    ResponderExcluir
  6. Tenho a impressão que se começar a responder a isto, vais acabar a passar-me um voucher de desconto para a compra de Corega numa qualquer superfície da minha preferência ou a tentar vender-me um time-sharing em Armação de Pera ou outro sítio igualmente nefasto.

    ResponderExcluir
  7. Faço downloads de livros e de filmes e poupar no cinema e nas livrarias (sou pobre,pobrezinha puxa!) E sou cliente assidua do ebay!!!

    Corto em primeiro lugar nas saidas a noite, nas jantaradas com os amigos.

    Produtos de marca com qualidade... vejamos, para mim os melhores produtos de marca branca são do supermercado espanhol MERCADONA, que infelizmente ainda não temos em Portugal. Desde produtos de higiene pessoal a alimentação, alem de serem mais baratos que em Portugal, são de excelente qualidade.
    Mas em Portugal, em casa, optamos pelo LIDL para produtos de limpeza, Continente para tudo e mais alguma coisa porque fica à porta de casa e tem aquela vantagem do cartão, e o pingo doce que cujos produtos são quase tão bons quanto os do Mercadona(mas mais caros)

    ResponderExcluir
  8. Bem eu no carro tenho gpl faço muitos quilometros e é muito mais barato, por isso compensa. Tenho um painel solar que nos dias de mais sol só gasto gás para fazer a comida. Como vivo no campo tenho muitas cenas plantadas e ovos caseiros. Em relação aos supermercados prefiro as marcas brancas do continente quase para tudo menos champô e essas coisas que faço facilmente alergia. Levo sempre o comer de casa para comer na escola. Corto o meu cabelo em casa, só vou ao cabeleireiro 2 vezes por ano ( uma vergonha) e pronto antes que me chames campónia fico-me por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Desde que me entendo por gente o Brasil passa por crises. No momento atual dizem que estamos bem, embora a Educação e a Saúde e muitos outros assuntos referentes à infra-instrutora está um caos. Então o crescimento se dá em algumas áreas empresariais, o resto está mascarado, só faz vista para inglês ver, ou seja, lá quem quiser achar que estamos bem. Adiante.

    Já fiz poupança monetária, dessas aplicadas em banco. Hoje só estou a gastar e não a aplicar. Um caos. Meus gastos estão imensos por conta do doutorado. Estou investindo em sonho. Ok, irei ficar realizada, mais terei que transformar meus investimentos em money.

    No momento penso que devo correr atrás de algo por fora que me dê outro retorno, e assim poder capitalizar. Não dá para ficar só com uma fonte de renda. Preciso de outra fonte. Ou seja, trabalhar mais. Observo que o uso da criatividade tem sido a chave da questão. Um grupo de pessoas que conheço são empreendedores do próprio negócio. Este grupo, especificamente, formou uma rede em torno de organização de eventos, de festas. Eles observaram que havia, dentro do grupo mesmo e ao redor, muitas pessoas a casar. Então uns fazem a parte de buffet, outros de fotografia, outros de vestido de noiva e madrinha, outros de cerimonial, e a turma está crescendo e ganhando dinheiro com este tipo de negócio. Além do que eles formaram uma rede, e um indica o outro. Existem negócios (necessidades) que são propícios para crise, ou seja, que a crise gera.

    Quanto a poupar, eu evito me alimentar na rua, deixo de usar carro e uso transporte coletivo, não saio com cartão de crédito, só faço compras com dinheiro, a vista. Planejo meus gastos do dia e só compro o necessário e planejado. Não levo cheque, cartão de crédito na bolsa, eles ficam em casa, não entro em lugar que sei que vou gastar. O melhor mesmo a se fazer é só comprar a vista, abolir em definitivo compras a prazo e o uso do cartão de crédito.

    Não entendi isto:
    quais os produtos de marca branca com mais qualidade?
    superfícies comerciais que elegem?

    ResponderExcluir
  10. dicas para as finanças? Assim que recebo o ordenado, pago logo a renda e as contas da casa, assim sei que o que sobra posso ir gastando durante o mês porque as despesas principais estão feitas

    onde corto? muito raramente vou comer fora, acho que é onde poupo mais, também tento ter cuidado com os gastos de água e luz em casa, não bebo sumos nem como bolachas nem batatas fritas nem compro comida pré feita, comprar e cozinhar em casa sai bem mais barato (mesmo com os gastos de gás e água, já fiz as contas)

    marcas brancas? marcas pingo doce e jumbo nos congelados, atum e arroz, marca pingo doce nos iogurtes de soja

    superfícies comerciais que elegem? jumbo :)

    ResponderExcluir
  11. Ola Carolina

    Marcas brancas são aquelas que é o proprio supermercado que produz em vez de ser marcas convencionais, como colgate, pantene, ariel, etc.
    Por exemplo, aqui há um supermercado chamado pingo doce que tem produtos de marca propria que se chamam pingo doce, ao que chamamos marca branca, normalmente são mais baratas que as marcas convencionais(deve haver o mesmo no Brasil, não sei).

    superficies comerciais nesta situação são os supermecados grandes.

    Um beijo a todos e bem vinda de volta Rosa cueca.

    ResponderExcluir
  12. Lá por casa tb com um miudo tentamos poupar.. deixei de comprar sumos de compra, o ice tea que era o sumo que mais bebia descobri que é o pior em açucares (não que me importe em engordar q não existe lá em casa esse problema) mas tento ter uma alimentação saudável para o miúdo, então passei a comprar fruta, e faço sumos na bimby mto rapidos, laranja, laranja-cenoura, laranja-banana etc é só 2 minutos e tá feito. A bimby tb faz poupar, faço massa para 2 pizzas num instante, e outras comidas rápidas q fazendo em casa poupa-se um bocadinho e é smp mais saudável ;)
    Produtos de higiene e limpeza, faço carregamento no verão, em espanha no mercadona, os produtos deles são mesmo mto mais baratos e a qualidade maravilhosa :)
    Fruta vou mesmo à mercearia do bairro, não é nada mais caro e a fruta é realmente boa!
    congelados normalmente vou ao continente ou lidl, e igual para iogurtes, leite etc
    Gasoleo meto onde calha, não tenho nenhum posto daqueles dos supermercados perto de casa infelizmente.


    Só acho mal haver supermercados como o lidl e o minipreço que ainda não aceitam os tickets, ficamos um pouco limitados :(

    Bem mas vejo bastantes diferenças de preços, este fim de semana por exemplo, no lidl o queijo mozarrela em bola, custa 0.89€ menos uns 40 centimos q o da marca continente, vou tentando ver estas diferenças mas acho uma seca andar de supermercado em supermercado bah

    ResponderExcluir