3.7.11

Os putos.

Quem me ouvir falar até pode pensar que não sou uma pessoa tolerante e que já não me lembro de "quando era no meu tempo" e das figuras que fazíamos.
Nada disso. Acho mesmo é que os putos estão cada vez mais ocos.
Para onde quer que me vire só ouço conversas parvas, tentativas pobres de se destacarem, muito facilitismo, agressividade e hormonas.
Os putos de hoje têm tanto acesso a informação, tanta facilidade em ter coisas materiais, tanta liberdade, tantos estímulos...tantas hipóteses de realizar o seu potencial...e estão cada vez mais deseducados.
Os pais passam metade do tempo a querer ser fixes e os melhores amigos deles. Querem fazer os meninos felizes. Se querem fumar, se querem drogar-se, se querem embebedar-se, se querem ter sexo, se querem ter distúrbios alimentares...tudo em idades em que deviam pensar em bola, em música, nos amigos, em ser putos, resumidamente.
Ser-se pai hoje em dia é difícil. Faz-me pensar.

19 comentários:

  1. Os adolescentes já não são o que eram.

    ResponderExcluir
  2. eu acho é que a maior parte dos pais não quer saber deles mesmo. Muitos não sabem o que eles fazem, dizem não ter tempo e passa a educação dos mesmos pra terceiros.

    ResponderExcluir
  3. É outra mentalidade. Não dá para comparar com há 20 ou 50 anos atrás. Os miudos agora têm menos consciência sobre algumas coisas, mas mais sobre outras, como por exemplo a ecologia.

    Quanto à negligência da parte dos pais, é mesmo um resultado dos pais terem que trabalhar mais horas que há 20 anos atrás, o que os deixa com menos influência nos filhos. Mas também existe uma má gestão de tempo e muito menos paciência da parte dos pais. Os próprios pais terão que se adaptar a uma nova forma de educar os filhos.

    ResponderExcluir
  4. Three words: morangos com açucar.
    Orgulho-me de nunca ter visto um episódio mas, ao que parece, foi fonte de inspiração para grande parte do cocó que flutua na cabeça da juventude actual.
    Isso e senhoras gagás..

    Infelizmente é também muito culpa dos pais e dos psicólogos actuais. Não se pode tocar nas criancinhas... E os pais delegaram a educação dos filhos para pessoas que não querem saber.

    Umas boas chapadas é o que falta a muita gente.

    ResponderExcluir
  5. Isto para além de terem uma assombrosa falta de cultura geral. Chega mesmo a acontecer que os putos que sabem alguma coisa são postos de parte pelos restantes, por serem "nerds" e coisas que tais. O que é o mesmo que dizer que "quanto mais burro fores, mais popular és".

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, na minha adolescência deparei-me com os casos típicos de raparigas e rapazes populares mas eu nunca me interessei neles e era o único do meu grupo de amigos que não sabia o nome deles porque não me interessava a vida deles, esse grupo era constituído por miúdas giras que tiravam más notas e por miúdos giros mais velhos pro ano que frequentavam e que tiravam más notas.

    Depois da secundária, orgulho-me em saber que tou a fazer algo melhor na minha vida enquanto que esse grupo de populares (todos eles) estão atrás de uma caixa do modelo/continente porque não conseguiram entrar para a uni com as notas que tinham

    ResponderExcluir
  7. "... se querem ter distúrbios alimentares..."

    Não é uma coisa que se possa escolher, querer ou deixar de querer. É uma doença como tantas outras e de difícil tratamento. Infelizmente não se pode simplesmente escolher deixar de ter um distúrbio alimentar.

    Já agora costumo passar por cá frequentemente e gosto bastante do que leio. É descontraído !

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. A juventude 'tá perdida... Será que eu também?:o

    ResponderExcluir
  9. E concordo com o Afi: um bom par de estalos no trombil nunca fez mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  10. Os miúdos de hoje em dia são "coisas" que eu nem sei. É só filho disto e filho daquele, e demasiada bebida, e noitadas demasiado cedo. E os pais que se fartam de trabalhar ainda lhes enchem de prendas (que não amor e carinho e educação) para os compensar. Tristeza!! No meu tempo mal me lembro de coisas assim. Lá está evoluções boas e más!!

    ResponderExcluir
  11. rosa, quando chagar a altura repara no teu e vê como ele vai desinteressar-se rapidamente por algo que lhe ofereces tu ou o dexter, os miúdos de hoje em dia tem tudo muito facilitado inclusive fazem jogo psicológico com os pais para o ter.
    quando era criança para ter algo tinha que apresentar resultados escolares ou trabalho em casa, filhos de amigos meus ou mesmo o meu nada apresenta e no entanto continuam a ser presenteados.
    quando recebia um brinquedo na altura o mesmo era exaustivamente por mim utilizado, actualmente o meu filho recebe brinquedos brinca com eles no primeiro dia e depois vai para a caixa ou para o tapete da sala ate que eu tropece nele e o arrume.
    os tempos são muito diferentes estamos em constante mudança, por vezes temos grande resistência a esta mudança, mas uma coisa ´e certa os nossos filhos serão os homens e as mulheres de amanha!

    ResponderExcluir
  12. Catarina percebo o que dizes, mas em relação a essa e outras doenças ajuda muito ter pais constantemente atentos, que possam agir a tempo. Era nesse sentido.

    ResponderExcluir
  13. ah ok percebi ;)

    E tens muita razão. Um pai ou uma mãe nunca pode ser o melhor amigo(a)de um filho. Não é esse o tipo de relação que deve ser construído, cada coisa deve ter o seu lugar.
    Os pais não podem fazer milagres, muito também parte das nossas escolhas (filhos), mas a verdade é que a figura de quem cuida de nós, sejam eles os pais ou não, o exemplo e os princípios que nos transmitem são fundamentais.

    Posso falar por mim, que por exemplo agradeço muito do que sou hoje à minha avó que me transmitiu os valores necessários, para que quando chegasse a altura de fazer as minhas escolhas, eu optasse pelo caminho certo ( e são tantos os caminhos errados que na adolescência estão ao nosso alcance).

    Agora há casos em que é verdade, são casos tristes de se assistir. Contra mim falo que sou adolescente, mas o termo que utilizaste encaixa-se perfeitamente no que penso: os putos (os adolescentes) estão cada vez mais ocos,é verdade.

    ResponderExcluir
  14. O que eu acho é que mudou muita coisa em pouco tempo. Há uns tempos, quando ainda não tinha carro, tinha que andar de tranportes e ouvia as conversas de moças de escola pouco mais novas que eu...Muitas vezes fiquei chocada! Tinham 14 ou 15 anos e era prática comum meterem-se em carros de gajos mais velhos que conheciam na net e fazerem sexo só pk sim. Com a mesma idade eu (que tenho 26) e as raparigas da minha geração ainda brincavamos e as nossas relações como o sexo oposto não passavam de uns beijos atrás da escola....Será que há noção do perigo?

    Tal como o Afi digo muitas vezes meio a brincar meio a sério que os MCA "destruiram" uma geração inteira.

    ResponderExcluir
  15. Eu cá, quando tiver putos, nunca lhes irei dar drogas.

    Irei vendê-las lá em casa, que é para eles começarem a ter umas noções de economia e aprenderem a dar valor às coisas desde cedo.

    Mas isto sou eu que quando penso para dentro oiço um eco...

    ResponderExcluir
  16. A juventude está perdida, eu noto uma grande diferença de ano para ano nos caloiros que entram na universidade...
    O acesso à informação que têm não é mau, até é positivo! A educação que os pais dão hoje em dia, a pressão da sociedade e a educação nas escolas é que está pela hora da morte!

    E o Dexter tocou numa coisa importante, a cultura geral! A maior parte do pessoal que sai agora do secundário pode ser à vontade classificada como "burros e ignorantes"!

    ResponderExcluir
  17. Acho errada esta generalização. É claro que os tempos mudaram, mas já experimentas-te comparar a tua adolescência com a dos teus pais?
    Conheço alguns "putos" de hoje em dia que são bons miúdos. Os tempo são outros é certo, há facilitismo a mais também é certo. Mas há cerca de 10 anos atrás, quando eu era adolescente também havia noitadas demasiado cedo para alguns, putos a fumar e a drograr-se demasiado cedo, etc.

    ResponderExcluir
  18. Há bons gps's, mas os putos perdem-se na mesma... Eles têm google para aprender a atar os sapatos mas são putos. Como nós, que tínhamos bibliotecas para saber de tudo e não íamos lá tanto quanto isso. Será que são muito mais parvos do que nós éramos? ( eu acho que são, foda-se ).

    ResponderExcluir