4.1.10



Lisboa vê-se com uma lente especial. Daquelas que desfocam a envolvência, que mexe com as luzes, com os cheiros, connosco. Procuramos na multidão de caras o único rosto que nos parece familiar, que mesmo quando ainda não está perto, está em nós, que pressentimos a cada chegada 50m atrás, que esperamos como quem passa o dia à espera que nos venham buscar ao último sítio onde nos deixaram.


E baralha-se em nós aquele que é o cheiro da cidade e a inspiração das vidas que chocam com a nossa, com a perfeição do contentamento de estar. Simplesmente estar.

É uma cidade cheia de curiosidade, de interrogações, de formulação de perguntas – mais ou menos – lógicas e, invariavelmente, de respostas contraditórias às quais não nos podemos escusar de responder para nós.



Quando se vai, vai-se a caminho do resto dos dias, do agarrar do tempo com as duas mãos, do conforto de quem chega a algo que se assemelha como uma casa.

Enche-se o peito de ar, para não perder nada, para não deixar escapar nenhum segundo, no encanto do imprevisto, do que não se espera, do que nem se queria, do que nem se sabe.



Construímo-nos na inexplicabilidade de deixar de pensar, corremos as ruas sem fixar o seu nome – porque não interessa.

Podia ser um sítio qualquer. Mas não é.
É apenas o local onde a espera é uma contagem decrescente até um regresso anunciado.

16 comentários:

  1. Inspirada heimmm ;)
    Mimo-te demais... isso é que é!

    Sim! Porque não devemos estar a falar da mesma caótica Lisboa em que trabalho (hoje demorei uma hora a chegar ao trabalho)

    Já agora... Há dias em que tenho verdadeiros refluxos gástricos. Deve ser do ar de Lisboa…

    ResponderExcluir
  2. Lisboa é uma cidade linda e mágica, e nós às vezes nem damos o devido valor a tal evidência, devido ao facto desse hábito tão português que é o de desvalorizar tudo o que é nosso.

    Desde a mais decadente telepizza até à magnificência do Castelo de S. Jorge, Lisboa é imponente, com uma aura mágica e cinematográfica. É uma cidade mística, onde naturalmente as pessoas assumem um papel fundamental no seu encanto, dando significado e simbolismo aos já de si fantásticos e únicos locais da "cidade mais bonita d mundo".

    ResponderExcluir
  3. Lisboa é uma cidade linda.

    ResponderExcluir
  4. É a minha cidade. É linda. Ainda hoje, ao passar a ponte 25 de Abril, vinha a pensar que, mesmo debaixo de chuva, mesmo com o tempo cinzento, é linda. E tem uma luz como nenhuma outra.

    ResponderExcluir
  5. E é a cidade mais bonita onde se pode aterra à noite, principalmente se viermos do lado da ponte. Linda. Acho que a devias adoptar para viver...

    ResponderExcluir
  6. Lindo!!!!

    Saudades dessa cidade onde me sinto sempre um pedaçinho dela.

    Beijinho e obrigada.

    Foxy**

    ResponderExcluir
  7. Pipoca:
    Não dês ideias... leva-a para a tua casa. Ninguém pode é descobrir que foi ela que andou a vandalizar o presépio lá da zona.

    Não são muitos, mas a verdade é que os poucos neurónios que me restam são precisos. Permites-me que chegue aos 40 com o mínimo de sanidade mental?
    A menina agradece ;)

    ResponderExcluir
  8. Lisboa é grande, tem o mistério de uma grande cidade que nos dá aquilo que não se espera. Apaixona mais o visitante que o residente, mas a ambiência que nos oferece é única. Muda-te para lá, deixa os parolos dos "doutores e engenheirozecos" e os gajos que dizem que percebem de carros! :) Beijo

    Visitante ocasional

    ResponderExcluir
  9. Como muitos dos que te lêem, também eu digo que Lisboa é a minha cidade. Levei anos a descobri-la e ainda tenho muito para ver. É uma cidade de contrastes, onde se encontram épocas e culturas diferentes. Uma cidade viva, sem dúvida... até ao teu regresso ;)

    ResponderExcluir
  10. Alexandre, eu aprendi a gostar.

    Miss, que me mimas demais não é novidade nenhuma, mas eu compenso, sim? :)

    Dexter, não sei se é a mais bonita, mas uma volta ao mundo se calhar chega para me decidir por qual gosto mais.

    Kika, é sim :)

    Carla, já fiz essa ponte algumas vezes e gosto sempre de a ver, seja dia ou noite, esteja chuva ou sol.

    Pipoca, nunca se sabe :)

    Foxy, se calhar porque deixamos sempre um bocadinho de nós onde passamos..

    Anónimo, hmmm visitante ocasional, mas pouco? :)

    Luís, a cidade treme quando eu regresso lol

    ResponderExcluir
  11. É Lisboa. Mágica por si só.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma relação amor/ódio com Lisboa. Felizmente a parte odiosa passa sempre rapidamente :)

    ResponderExcluir
  13. É bonita, é.
    Tem sitios lindissimos, tem.
    Tem uma luz unica dada pelo Tejo, exacto.

    Mas tb tem poluição, transito, má gestão do parqe urbano, gente a dormir na rua e insegurança.

    Pronto, tinha de ser a única reles a matar o momento. Peço desculpa, estou com a neura, a culpa é do tempo LoL

    Vá, eu gosto de Lisboa =)

    ResponderExcluir
  14. Adoro Lisboa de dia e de noite... Adoro sobrevoar Lisboa de noite (quando venho de avião), adoro passar as pontes para a Margem Norte de noite e de dia....
    simplesmente, ADORO!

    ResponderExcluir
  15. De manhã, da janela do meu quarto, vejo o Sol nascer atrás do Tejo e repito para mim: Bom dia Lisboa!

    ResponderExcluir