10.12.12

Natal de há 20 anos.

O pequeno pinheiro verde, cuidadosamente escolhido de entre os vários colocados encostados à Câmara Municipal. Pinheiros de verdade, numa altura em que não se ouvia falar de árvores falsas, de 50cm ou 2 metros.
O ritual passava por desembrulhar as figuras de Natal, um menino Jesus, um Rei Mago, outro, e outro, algumas ovelhas e pastores, uma estrela, sempre a minha estrela.
Musgo verdadeiro, espalhado em cama de papel colorido, adornado com luzes que faziam as delícias de qualquer olhar mais brilhante.
A avó, linda, sempre linda, no seu avental, preparando o bolo rei. A minha impaciência com questões práticas como: deixar fermentar e o seu porquê.
O avô a meter-se comigo, implicativo, a perguntar-me a tabuada, ou a numeração romana, sabendo de antemão que embora pudesse concordar com muitas coisas, como o azul e branco, jamais teria a sua cabeça para os números.
Os frascos da geleia na sala de jantar, o relógio que dava as horas e ecoava pela casa, os sonhos, a calda de açúcar, eu enfiada na mala das roupas de anjos que a minha avó costurava, os meus primos a correr desenfreados cima abaixo, a pequena salamandra metálica em que um dia preguei a testa e soltei o "ai" mais sonoro que se ouviu.
As prendas, poucas, os bolos, os meus bolos, que a minha avó cumpria como um ritual, por sabê-los os favoritos.
Os meus pais, pedindo-me para cantar, rindo do meu jeito desengonçado, da minha insistência em fazer acompanhar qualquer nota musical entoada com um passo de dança, os discos de vinil dos Onda Choc,
Era assim o meu Natal, nesses anos que pareceram imensos. Os melhores Natais, cheios de coração, de quente, de chá e torradas que nos sabem como o passado pode saber bem.
Tenho saudades deste tempo, das pessoas que deixaram de marcar lugar à mesa, dos abraços mais apertados e do tempo. De ter tempo. Daqueles pinheiros raquíticos, mais bonitos com algodão a imitar neve do que todas as Popotas deste mundo.

13 comentários:

  1. Infelizmente nunca tive um Natal assim. Os meus pais nunca ligaram ao Natal. Não faziam árvore de Natal, nem tinha prendas... acho que era mais um dia como os outros.
    Hoje sonho com o dia que vou ter a minha família e tudo será diferente. Aí sim, vai ser Natal. :)
    Essas recordações valem por muitas prendas... disso não tenhas dúvida.

    ResponderExcluir
  2. Era o dia mais feliz do ano, não era? No meu caso, culminava sempre com o teatro/ musical feito pelos primos. Tesourinhos verdadeiramente deprimentes, mas que me fizeram feliz. Muito feliz.

    pipacoco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Também tenho saudades desses tempos... Podíamos não ter presentes caros e/ou muitos, mas tínhamos coisas bem mais genuínas... E a nossa inocência ... Aiii!

    http://agirlsdream-blog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. E agora fiquei com umas saudades dos meus Natais de há 20 anos, iguais aos que descreves. E sobretudo dos meus avós, precocemente desaparecidos aos meus 12 anos e com quem passei os melhores Natais da minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Os meus natais foram quase sempre iguais, sempre os passei em casa e alguém da família passava lá connosco, com o tempo passamos o natal em casa só os quatro, este ano é o primeiro natal que vou passar fora com tios e primos, vai ser divertido!

    ResponderExcluir
  6. parabens.....
    fizeste-me lêr até ao fim...relembrando eu propria.....e o cheiro do nosso NATAL em criança....
    lindo post sim senhora

    ResponderExcluir
  7. Love Actually, já vi umas 3 vezes.

    E esta cena é simplesmente linda.

    ResponderExcluir
  8. E depois da meia noite, depois de desembrulhar as prendas, juntar-se a familia toda e irem para o madeiro da aldeia, onde se contavam histórias, algumas já inflacionadas pela "alegria" do natal", onde se comiam filhós, onde nós os "putos" corriamos à volta da enorme fogueira e jogavamos às escondidas... Tempos que foram e já não voltam... Isso sim, era NATAL. E desculpa o palavreado, mas PQP a popota, já não há pachorra... Merry Christmas... OH OH OH

    ResponderExcluir
  9. Natal é magia para os mais pequenos.
    Para os mais velhos, uma oportunidade em família.

    ResponderExcluir
  10. Este post faz vir as lágrimas aos olhinhos... As tuas recordações fazem-me recordar a minha infância e as pessoas de quem morro de saudade, seja por já terem partido, seja por estarem a um oceano de distância.

    Afinal a Cueca tem coração... Bem haja ;)

    ResponderExcluir
  11. :) O algodão nos pinheiros, ao tempo que não me lembrava deste pormenor... Obrigada por me fazer recuar a alguns dos melhores momentos da minha vida!
    beijinho em si!

    ResponderExcluir
  12. :) O algodão nos pinheiros, ao tempo que não me lembrava deste pormenor... Obrigada por me fazer recuar a alguns dos melhores momentos da minha vida!
    beijinho em si!

    ResponderExcluir
  13. :) O algodão nos pinheiros, ao tempo que não me lembrava deste pormenor... Obrigada por me fazer recuar a alguns dos melhores momentos da minha vida!
    beijinho em si!

    ResponderExcluir