7.2.13

Sempre que ouço a conversa de: ui detesto Tarantino.

Há uns tempos, estava alegremente a visualizar um filme numa sala de cinema, quando, atrás de mim, estavam dois casais a falar sobre filmes.
Basicamente elas passaram o intervalo todo a falar mal de Tarantino. Quando uma dizia: aquilo é só sangue e tripas, encostava-me mais fortemente ao assento e quase rangia os dentinhos, para me impedir de me virar para trás e explicar-lhe a mestria dos filmes de Tarantino e a simplicidade bacoca que há em os reduzir a mero espectáculo literalmente visceral.
Quando estava já mentalmente pronta a saltar da cadeira e pespegar um par de estalos, os próprios namorados das moças, visivelmente perturbados e colocando já a relação em risco, tentaram simpaticamente explicar o espectáculo visual que são os filmes de Tarantino, os argumentos e os diálogos para lá de espectaculares, paternalmente explicando que cinema não são só filmes de Domingo à tarde.
Eu assentia com a cabeça e adicionava argumentos como o trabalho de câmara, a encenação, o sentido de humor único, as bandas sonoras, as temáticas que aborda, parando apenas para reflectir no raio do fetiche com os olhos que o tipo tem e o egocentrismo de estar sempre a aparecer nos próprios filmes.
 
Isto para dizer o quê: aquelas relações estão condenadas ao fracasso. Como dizia o outro que quem não ouve a mesma canção, a coisa não dá, com filmes ainda piora.
Se tivesse um namorado que me arrastasse para tudo o que é Fast and the Furious e Tekken e o diabo a sete, mais depressa me viam a agarrar na minha colecção de filmes e fugir a meio da noite, deixando só uma notinha num post-it: fui comprar filmes à Fnac.

28 comentários:

  1. :) Concordo...não me venham com a treta da atração entre os opostos, isso é Física...Tarantino e outros que tais é pura quimica ;)

    ResponderExcluir
  2. Não conheço Tarantino, ups..

    amoreoutrascoisasestranhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não percebo essa gente que não sabe apreciar a genialidade de um filme de Tarantino. Basta ver:
    Dr. King Schultz: Positive?
    Django: I don't know.
    Dr. King Schultz: You don't know if you're positive?
    Django: I don't know what positive means.
    Dr. King Schultz: It means you're sure.
    Django: Yes.
    Dr. King Schultz: Yes, what?
    Django: Yes I'm sure it is Ellis Brittle... I'm positive he’s dead.

    masterpiece!

    ResponderExcluir
  4. Quem odeia Tarantino devia ser apedrejado até à morte. (fui muito extremista? lol)

    Mas pior que isso, quem não entende Tarantino, devia ser arrastado pelas próprias tripas com o Hannibal Lecter a fazer o barulhinho horripilante que faz com a boca quando tem fome :P

    ResponderExcluir
  5. Vamos ser realistas para os homens se a gaja for boazona nem necessita de saber quem é o Tarantino, quanto mais gostar.

    ps:Eu escolho o Jackie Brown, tenho uma paixoneta há muitos anos pela Pam Grier, adoro aquela cena na loja, de ver a mesma situação em varias perspectivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uma relação convém que não detestem, ou pelo menos tenham outras qualidades que consigam superar essa dor :P.
      Mas uma coisa é pessoalmente não gostar do género, outra é não ter argumentos além de "tem muito sangue".

      Excluir
  6. Eu meto uma cruz quando vejo pessoas a dizer que não gostaram nada o Planet Terror, acharam o Kill Bill ridículo, e por aí fora...

    ResponderExcluir
  7. Ui, e de que maneira!
    O meu Bomboco não gosta de Tarantino nem de Tim Burton, mas gosta de muitos outros filmes que eu gosto, por isso já não estamos mal :)

    ResponderExcluir
  8. matem-me então, mas eu não gosto do Tarantino. e não é por ter sangues e tripas que disso gosto, e admito que alguns dos diálogos dele são bons. mas gosto muito dos westerns do Sergio Leone e acho que ele vai buscar demasiada inspiração a eles, prefiro o original

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Leone não era um escritor, foi buscar muita inspiração fora também, inclusive ao Argento (que escreveu o Era uma vez no Oeste). Ir buscar todos vão, mas há que saber fazer...

      Excluir
    2. eu prefiro, de longe, a maneira de fazer do Leone - e o argumento do Era uma vez no Oeste não foi escrito pelo Leone também? Pelo menos está nos créditos como realizador e escritor

      Excluir
    3. mas enfim discussões sobre o Tarantino já tive aos montes, é moda gostar dele e ai de quem não goste... mas já vi todos os filmes dele e nenhum conseguiu mudar a minha opinião. só tenho alguma pena que das pessoas que conheço e que adoram o Tarantino nenhuma tenha visto filmes como o Once upon a time in the west, o The good the bad and the ugly e o resto da trilogia dos dólares etc com a desculpa que são "filmes velhos"

      Excluir
    4. O Argento sempre cobra uma fatia maior da história, mas sim foram vários a escrever. Acho que já foi mais moda gostar de Tarantino, mas se é uma questão de gosto compreendo. O Leone já tem lugar garantido na história com os tais filmes e o QT também irá envelhecer... Enfim, quem gosta de cinema irá encontrar sempre alguma coisa para apreciar, nem que seja a nostalgia.

      Excluir
  9. Mas isso é não gostar, todos temos o direito, claro. Outra coisa é ser-se demasiado básico para nem tentar ver, entender, ou pelo menos fundamentar uma opinião.
    Eu, por exemplo, não gosto do Terrence Malick e sei porquê: fez um filme que gostei, o the thin red line, mas depois simplesmente dedica-se ao aspecto visual do filme e à fotografia, de forma quase obcecada, com diálogos arrastados, filmes longos muito parados e, no fundo, maçadores. Visualmente são bonitos, ricos, cheios de detalhe e com pressupostos até interessantes, na prática: não consigo ter paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois era isto mesmo que eu vinha dizer. Há uma diferença entre não gostar e não querer saber de ver porque não percebe nem entende. Normalmente quem é básico faz questão de MOSTRAR que é básico, e eu aprendi isso quando tive a infeliz ideia de ir com um grupo de amigos ao cinema ver "A Vila" (M. Night Shyamalan).

      Ninguém gostou, tirando eu. Eu adorei e acho que é uma obra tremendamente injustiçada. Voltando a esse serão, esses amigos fizeram questão de andar a dizer durante longas horas - durante o jantar e depois do mesmo - que o filme "era uma porcaria". Razão pela qual decidi, a partir daí, nunca mais ir ao cinema com eles. Coisas minhas...

      Excluir
    2. Eu gostei d' A Vila e fui lá porque recomendaste ;)

      Excluir
  10. Hoje já sorri com este post. O tarântino tem uns filmes quase Gore muito comerciais. Gosto dos filmes dele são quase o meu género, mas eu também vejo todo o tipo de filmes. Quanto aos casais de namorados sou apologísta que não devem andar sempre os dois um em cima do outro não gosta não vê vai fazer outra coisa e deixa quem gosta desfrutar do filme.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um namorado formado em cinema. agora nesta altura [que saem os grandes, graaaandes filmes por causa dos oscares] é ir ao cinema semana sim semana não. Ver o Django do Tarantino, ver o Lincoln do Spielberg (...). A sorte é que eu também só aprecio grandes filmes. E hoje estreia o Hitchcock, outro brilhante realizador.

    O Tarantino é extremamente espectacular. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Hitchcock é o meu segundo realizador preferido, a seguir ao Billy Wilder. já vi o filme, é giro, apesar de muito romantizado

      Excluir
  12. Isso agora tenta limpar a imagem! Se não está aqui a dizer que o Pulp Fiction é o melhor de sempre, então não não vale :P

    Os aspectos técnicos de um filme são aqueles onde nos refugiamos quando o queremos defender ou atacar (faço isto a toda hora lol), mas o que é facto é que os filmes (música, livros, etc) nos devem apelar ao íntimo.

    Se queremos sustentar a opinião devemos conhecer a obra. Que outros terão elas visto do Tarantino? Com a vida de hoje em dia quando não se gosta colam-se rótulos ou citam-se pseudo-intelectualismos e convenhamos que as pessoas têm mais que fazer do que ir ver coisas que não gostam, quando o que gostam mesmo é de dizer mal.

    Já agora que outros filmes viste do Malick? Tenho aqui o Days Of Heaven na fila ;)

    ResponderExcluir
  13. Sou apologista daquela máxima: gostos não se discutem.

    Pois não, lamentam-se!!!

    E peço desde já imensa desculpa, mas quem diz que Tarantino não presta, devia passar duas semanas numa fossa, alimentado a pão e água. E o mesmo se aplica a quem não gosta de Tarantino.

    Tenho dito!

    ResponderExcluir
  14. Ai ai rosinha rosinha que eu até gosto do que escreves mas dizer que se as pessoas não gostam do mesmo tipo de filmes é meio caminho andado para o fracasso é um bocadinho exagerado! O meu namorado gosta de filmes completamente diferentes dos meus e temos um bom acordo: escolhemos o filme à vez. E la vamos andando bem, obrigada! Mais: gostos nao se discutem mesmo e se eu disser que nao gosto de Tarantino (o que nem é o caso) porque tem cenas muito violentas é o mesmo que dizer que não gosto de alguns filmezinhos de domingo a tarde porque o enredo (e sobretudo o final do filme) é sempre muito previsivel. Nao preciso desenvolver toda uma teoria e tese sobre o porquê de nao gostar. E fico do lado da pessoa que discorda tentar convencer-me do contario, se quiser porque se nao quiser também nao me faz muita diferença e continuamos os dois felizes. Nao achas?

    ResponderExcluir
  15. é... relações condenadas á partida, eu diria. (mas talvez quem está de fora tenha uma melhor ideia disso)

    ResponderExcluir
  16. Pois, queixam-se que é gore mas se for preciso são fãs do Saw I, II e III...
    Não consigo conviver com alguém que não gosta de Tarantino, Cronenberg, Lynch e Tornatore. Lamento.

    ResponderExcluir
  17. sem tirar nem por!! felizmente ca em casa e facil, ele nao gosta de quase filmes nenhuns, eu vejo o que quero quando estou sozinha. mas tb nao tenho paciencia pra filmes de domg a tarde e tenho pena de ainda nao ter visto o Django :)
    E sim concordo com a Nancy... se for preciso sao fas do Saw, ai ja nao e sangrento. enfim

    ResponderExcluir