21.10.12

A problemática da tragicidade.

Uma das coisas que caracteriza o ser humano é a capacidade de concorrerem uns com os outros.
Gostamos de competir em relação a tudo, muitas vezes secretamente ou em silêncio para, em caso de falha, ninguém mais se dar conta que estávamos efetivamente a concorrer.
O que nos leva à problemática da tragicidade. 
Sabemos muito bem quão bom é desabafar e o quão difícil é encontrar alguém que nos ouça, sem imediatamente, e a toda e qualquer frase vossa, reagir com um "sim, mas..." e dar-vos conta de todo um universo trágico de que a sua vida é, fazendo-vos parecer uns meninos por sequer estarem a queixar-se.
Isto toma proporções mágicas quando nos deparamos com mais que um interlocutor.
Do género...:

Sujeito A: A minha namorada deixou-me...
Sujeito B: Muita sorte tens tu, pá! EU nunca tive sequer uma namorada.
Sujeito C: Não ter namoradas?! Isso é coisa de meninos. EU não consigo falar com mulheres! Nenhuma!
Sujeito A: Ok...mas como eu estava a dizer...a minha namorada deixou-me e agora é uma chatice, porque tínhamos casa juntos, o carro...
Sujeito B: Pfff...ok tens de resolver as coisas, mas ao menos tens um carro ainda! O meu, o banco levou-me!!
Sujeito C: Ao menos tiveste um carro. Eu nem a carta de condução tenho! A única coisa que conduzi na vida foi um triciclo quando tinha 5 anos e correu mal.

E isto, meus amigos, estende-se ad eternum, em toda uma competição: Quem quer ser mais miserável?

10 comentários:

  1. Isto faz-me lembrar o centro de saúde da terra onde os velhos fazem autênticos campeonatos onde se disputa o lugar do mais doente e miseravel coleccionador das mais variadas maleitas e afins xD

    ResponderExcluir
  2. sim... as pessoas agora têm tendencia para quererem mostrar-se sempre pior que a outra..

    ResponderExcluir
  3. adorei o texto! mas sem dúvida retrata a nossa sociedade atual, se um está mal o outro está pior ainda. parece que agora se vive na sociedade do "coitadinho"!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser coisa internacional.

    http://www.youtube.com/watch?v=URTj4naIdAs

    ResponderExcluir
  5. E na farmácia quando competem para ver quem tem mais doenças...

    ResponderExcluir
  6. Esta é a altura ideal para isso, agora com o friozinho de Outono. Lá começa o "Opá, tou constipado...", para começar as conversas sobre quanto tempo demoram a recuperar da constipação, o quanto sofrem porque não conseguem sentir o sabor do seu bolo favorito que a mãe fez, e como precisam de ficar em casa de quarentena porque uma constipação é quase uma sentença de morte.
    Florzinhas de estufa.

    ResponderExcluir
  7. RCA Life of Brian é um dos melhores filmes de sempre :P

    ResponderExcluir
  8. Concordo tanto com este texto que até tenho pena das pessoas que são assim...

    ResponderExcluir
  9. Isto é muito típico dos portugueses. Os brasileiros estranham muito como nos queixamos de tudo(agora até temos razão). Se nos perguntam como estamos a maior parte responde "vai-se andando"( gemendo e chorando).É o fado português.As suas dores são sempre maiores que as do vizinho. E,sim Life of Brian é um filme genial.

    ResponderExcluir
  10. É triste como as pessoas conseguem ser tão egoistas e egocêntricas. Só elas é que tem o direito de sofrer, de estar tristes, de serem nos piores e os melhores deste mundo.
    beijinhos

    ResponderExcluir