23.3.12

10 Vicissitudes do trabalho em open space.

1. Tens de levar com a música da malta.Vamos lá a ver uma coisa, ninguém acha muita piada à malta com os seus phones a dar uma de alienados sociais. Portanto, bem que gramas com o gosto musical dos que te rodeiam. E sofres com isso, 70% das vezes.

2. És frequentemente alvo de tentativas de conversa, também conhecidas por: não me está a apetecer trabalhar, deixa-me meter conversa a ver se o tempo passa mais depressa.
E isto é coisa para levar muito tempo, dependendo do estoicismo pessoal e se ainda és uma pessoa de filtros sociais suficientes para aguentares com leves acenares de cabeça e hum-hum's os dramas pessoais do resto da malta que vê em ti o objecto perfeito de desabafo.

3. Se tens o azar de ser uma pessoa minimamente simpática e educada, és bombardeada por telefonemas e até visitas de outros departamentos para se juntarem à volta do teu PC por motivo nenhum que não o invadir o teu espaço vital.
Se fores uma pessoa, como eu, cheia de sorte, calha-te na rifa aqueles com o melhor odor corporal possível ou a habitual halitose.

4. Há sempre alguém que desconhece o conceito de refeitório/restaurante/ ir dar uma voltinha para comer a sanduba.
A sério, eu tenho mesmo de assistir a pessoas a comer empadão às 10h da manhã?
A sério?!
...

5. Partilhar coisas como, pasmem-se, a impressora.
E de cada vez que há um problema acharem que deves fazer uma perninha no IT porque certamente só tu tens a capacidade de saber como se tiram cópias de B.I ou porque é que o papel ficou encravado na máquina. E após umas 4 ou 5 demonstrações, todos se acometem de um Alzheimer conveniente porque te fazem levantar sempre do lugar sob o pretexto "mas, mas,...não está a dar...não entendo...não...não entendo".

6. Tens de estar com aquele ar sempre-feliz ou então levas com as constantes "o que se passa querida?", "hoje alguém está mal-dispostinha", "é o TPM fofinha, é"?
Não sei dos vossos trabalhos, no meu é assim e a resposta que me apetece dar sempre é: estava tudo porreiro até apareceres...e não me chames fofinha ou levas nas trombas.

7. Toda a gente tem termoestatos interiores específicos.
Há sempre alguém com afrontamentos em pleno Inverno ou frígidas-vanessas no Verão e vai de pôr o AC a bombar, paga a empresa pá!!!

8. Toda a gente é muito sensível à luz.
Ou é porque não gostam do candeeiro x ou da luz do tecto y.
Trabalhem pá!

9. O teu caixote do lixo é muito mais apelativo.
Vá de meter para lá os papéis que antes embrulharam o vosso bolinho de arroz.
Enganaste-te a imprimir? Mete o lixo para o caixote do lixo da RC, nem reutilizes o verso da folha, nem nada.

10. Tens que participar em todas as conversas ou és a anti-social.
E pensarem que se calhar a conversa não é nada de jeito?
Juro que já desenvolvi um sistema de auto-defesa, em que se quiserem que preste atenção à conversa têm de dizer o meu nome no início da frase.

11 comentários:

  1. loooll..eu trabalho em open space com mais 4 colegas. Conclusão estou sempre de phones... assim demonstro a minha pré disposição para não conversar e ninguém tem que levar com a minha musica! Quando vimos com má cara usualmente deixamos essa pessoa em paz...o caixote do lixo cada um tem o seu! :-)

    ResponderExcluir
  2. Aqui também, mas o meu deve ser especial porque toda a gente o quer.
    Eu já disse: levem, leveeemm!!

    ResponderExcluir
  3. Ai o que eu ja me ri agora, aqui, no meu local de trabalho, à moda open space, de tal forma que as colegas foram a correr buscar uma fraldinha para eu não molhar a cueca, a minha, não tu Cueca.

    ResponderExcluir
  4. É a primeira vez que venho a este blog e este post é o retrato de alguns dos meus dias... O meu local, não de trabalho, pois trabalho em casa, mas de (suposto) estudo na faculdade consegue ser uma espécie de caos, em que há quem até refile com o barulho dos outros, quando no entanto é uma das pessoas que mais barulho produz.

    Quanto ao ponto 10. :
    Conheço alguém que começa a contar coisas que não interessam e por sinal até já as contou antes - velhice precoce! Se eu fosse por esse sistema de auto-defesa estava bem tramada: o dito cujo repete "não achas, fulana?" umas 500 vezes por minuto.
    Só vai lá à lei dos phones, que às vezes estão a enfeitar as orelhas para que ninguém me aborreça...).

    Por ser um ambiente muito mais informal que um local de trabalho, essas pessoas super-interessantes que fazem questão de perturbar a minha concentração, acabam por levar umas respostas, ou umas não-respostas, quer minhas, quer de outros. Depois queixam-se :)
    Precisamente por ser um ambiente mais informal não existe o ponto 6, e quando existe começa a chover e a trovejar! ;)

    ResponderExcluir
  5. Ora ai esta uma coisa que me preocupa. tirando o meu primeiro estagio em que partilhavamos uma sala pelas 3, sempre trabalhei em open space. Mas ha open space e open space. Por exemplo agora e um open space em U, acabam por se formar mini equipas. Tenho a minha secretaria e um espaco para por as minhas coisas, Ng poe musica, a nao ser ao fim do dia e perguntamos a quem ta se se importa. Ate e fixe, e eu gosto pq me sinto menos sozinha, mas nunca sei quem aparece ao meu lado.
    O futuro conceito: um open space tipo armazem, quem chega primeiro e q tem direito ao lugar... medo, vai ser um barulho do caracas, e posso calhar a sentar-me com pessoas que nao gosto. Assim nao quero!

    ResponderExcluir
  6. oi!
    também trabalho em open space e gosto bastante, acho que tenho sorte de ter uma boa equipa de trabalho ;) bom fim de semana
    bjx

    ResponderExcluir
  7. Azar dos azares, estou num open space com 13 pessoas e se quiser produzir alguma coisa, é bom que ponha os phones or else... e mesmo assim, há quem consiga interromper!
    Há coisas em tudo idênticas ao que escreveste, nomeadamente na questão da impressora...

    ResponderExcluir
  8. Mas há alguém que come empadão às 10 da manhã? Bem, eu já comi pizza com Yop às 4 da manhã, mas eram outros tempos...

    E aqui me confesso...eu sou daquela espécie que pratica o n.º 9. Shame on me.

    ResponderExcluir
  9. Belo resumo. Sou imensas vezes algo dessas conversas para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  10. A minha colega do lado, só porque sou a mais novinha do escritório, acha que tem o direito de me tratar por, "MEU BEM"! Juro que me passam pela cabeça todos os nomes menos simpáticos que existem para lhe chamar, fico-me pelo pensamento e sorrio.
    Ahh, os auscultadores são os meus melhores amigos! ;)

    ResponderExcluir
  11. Uii é nestas alturas, e por ler isto menina que agradeço trabalhar sozinha! numa salinha só para mim! taaao bom!

    ResponderExcluir