10.11.10

Vai saudade para estes programas de tv. #1

O juiz decide.


Olha a bela da Liliana Campos já de si com um ar muito "natural" a encenar ser a "Sara" e o outro tipo que também se fartava de aparecer em programas da Sic mas de quem não recordo o nome.
Mas não. Isto eram tudo casos verídicos. Nada encenados.

Era ver-me nos tempos áureos, em que não se fazia nenhum na escola, a chegar a casa pronta para uma tardada de Tv, quando, sistematicamente, dava de caras com aquelas situações insólitas que não lembravam ao diabo.

Ele eram disputas de ovelhas entre vizinhos, arrufos de namorados, irmãs que deixavam de se falar, filhos e pais divididos por partilhas, you name it.
Não sei se se recordam, mas o velhote que brandia o seu martelo como se não houvesse amanhã, era deveras intimidante.

Sim, eu cheguei a ter pesadelos com o senhor, mas ele era como que o herói da justiça da terceira idade que a minha avó gabava (muito medinho).
Onde estará o juiz? Ele ao menos era juiz? Havia conhecimento legal ali? Ou nem isso...

Por seu lado, o meu avô apreciava bastante o programa, mas por razões diferentes:

Eduarda Maio, ou conhecida por muitos: Eduarda Malho.

Já não se fazem programas destes, é o que é.

20 comentários:

  1. Ahahah, também me lembro tão bem de ver isso em casa da minha avó. Era com cada história!

    Em Itália estes programas estilo Juiz Decide ainda existem!

    ResponderExcluir
  2. Essa rapariga não me parece nada a Liliana Campos.. Não digo que não seja, mas não estou a ver bem.
    Ela entrava no juiz decide mas acho que era a menina que segurava o microfone e passava a taça para o público por as bolas em quem achava que tinha razão. Mas posso estar enganada, já foi há tantos anos..

    ResponderExcluir
  3. Eh pah... eu via sempre isso!! Isso e o Rex, o Cão Pólícia.

    ResponderExcluir
  4. O "outro tipo" é o Zé Carlos. Mora no meu prédio. True story.

    Recordo com saudade a recolha dos pesos que a assistência dos programas tinha, para votar em quem achavam que tinha razão, e que no fim eram colocados numa balança.

    E ainda existe um programa do género também nos EUA, que passa num dos nossos canais por cabo (não sei precisar qual).

    ResponderExcluir
  5. Claro que isso não era um tribunal a sério. Os casos "verdadeiros" só podem ser julgados num órgão jurisdicional, que é como quem diz, um Tribunal. Daqueles que dizem "Domus Iustitiae" junto à porta de entrada.

    E se fossem para a TV transmitir os julgamentos da vida real, ia ser algo...digamos...boooooooooooooooooooring. Aquilo só é giro nos filmes e nas séries. Been there, done that.

    Quanto à menina apresentadora e que funcionava como oficial de justiça lá do sítio, compreendo que agradasse à terceira idade, mas peço desculpa, não é nada de especial. A palavra é: sensaborona. Todavia, sempre é melhor do que as oficiais de justiça "reais": aquilo parece que é escolhido a dedo. Feeeeeeeeeeias. Jesus...

    ResponderExcluir
  6. @Dexter: aquilo funcionava como um Juizado de Paz, ou seja, não tem efeito vinculativo a "sentença" que ele atribuia, mas sim, demonstrava baseado na legislação de quem era a razão, ou seja uma função conciliadora.

    ResponderExcluir
  7. Por acaso ponderei isso, mas sempre pensei que se tratasse de um mero programa televisivo.

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro-me de um senhor que se meteu com uma artista de circo e foram "namorar" para a roulotte dela. No meio da coisa surgiu a sua anaconda com não sei quantos metros e o homem apanhou um susto tão grande que ficou gago! hahahaha Queria uma indemnização pela gaguez! hahahaha

    ResponderExcluir
  9. eu via isso e adorava, realmente quando somos pequenas acreditamos em tudo!

    ResponderExcluir
  10. Eish o Juiz decide! lembro me de ver isso... mas assim duma maneira muito enevoada na minha memória. nem me lembrava da Liliana Campos.
    isto realmente já nada é como dantes
    xD... resta saber se é bom ou não xD.
    Ah e acho que li algures que o sr não era Juiz. mas não tenho bem a certeza xD

    ResponderExcluir
  11. Que tardes inesquecíveis eu passei a ver isto. Tardes da Júlia? O quê?! Hoje em dia já não se sabe o que é boa televisão... :( LOL

    ResponderExcluir
  12. Xinapáááááááá !!! O que te foste lembrar, meu deus. Eu deixava esse programa a gravar porque era o meu momento de riso do dia. Adorava o homenzinho que fazia de juiz: "Os senhores façam o favor de se sentar" !!!

    ResponderExcluir
  13. Um que também por la costumava aparecer era primo da minha mãe e a filha dele também ainda la chegou a ir. Tudo muito verdadeiro, portanto =P

    ResponderExcluir
  14. ahahaha!!! Eu amava este programa. Constituía a minha rotina diária em período de férias na casa da minha avó. Ficava colada à televisão com o gato gigante que a minha avó tinha ao colo... Bons velhos tempos!
    Mas já não me consigo lembrar de nenhuma história em concreto, era mesmo pequena..

    ResponderExcluir
  15. ahahaha!!! Eu amava este programa. Constituía a minha rotina diária em período de férias na casa da minha avó. Ficava colada à televisão com o gato gigante que a minha avó tinha ao colo... Bons velhos tempos!
    Mas já não me consigo lembrar de nenhuma história em concreto, era mesmo pequena..

    ResponderExcluir
  16. O juiz era o Dr. Ricardo da Velha! E a Eduarda Maio é hoje em dia uma excelente jornalista da Antena 1, salvo erro!

    ResponderExcluir
  17. Aquilo era pessimo mesmo.....
    Mas desse genero (rotolado de programa lamentavel e degradante) tinhamos muitos mais, essa tua rubrica vai durar, durar, durar.....
    lolll

    ResponderExcluir
  18. Boa perna pa!

    Houve um "pugrama" em que a disputa era de um cão! Lembro-me perfeitamente! isto é tão anos 90!

    ResponderExcluir
  19. No meio daquilo tudo, só te posso garantir que o juíz era realmente juíz.

    ResponderExcluir