28.11.13

Implicações.

José Rodrigues dos Santos.

Todos os Natais é isto, Zé. Esfalfas-te para lançar mais um livrinho a tempo do Menino Jesus, dos sapatinhos na lareira, do gordo de barbas ou sei lá o quê.
Sei que há pior por aí, sei que há livros-com-brinde, livros-com-folhos, livros-com-tule, a transportar-nos para os braços de galãs livrescos perfeitos, que sabem como agarrar uma mulher e quando é hora de estarem calados. Mas, Zé, não me leves a mal, tu és um Dan Brown. Nada contra, ele também vendeu muito. Até fizeram filmes. As pessoas falavam muito dele. Ele nem é mau. Mas, quiçá, isso nem sempre será um bom presságio.
Gostava de ler um livro teu em que o Tomás Noronha apanhava um foguetão, sendo o primeiro professor universitário com panca por loiras de grandes seios no espaço. Pensa nisso.
Entretanto, desejo-te uma boa ceia, bem recheada, contribuída por tantos de nós que já adquiriram as tuas obras.
A mim, pronto, confesso, não te ajudo a comprar rabanadas.
Gostava dos tempos em que te sentavas e davas as boas-noites aos portugueses, com as notícias do dia, não conseguindo esconder uma expressividade característica, ou as tuas orelhas simpáticas. Os livros, infelizmente, não me conseguem prender. A fórmula vai acusando desgaste e, a bem dizer, aborrecem-me. Mas amigos à mesma.

6 comentários:

  1. Cueca,
    Lê "A vida num sopro" e depois falamos :) Também comprei a fórmula de Deus e aborreceu-me,de tal forma que, até o emprestei ao meu pai... e o livro ficou para lá encostado. Depois ofereceram-me "A vida num sopro" e fiquei completamente vidrada na história. Eu e o meu namorado... quase parecia uma competição :P Em 3 dias lemos aquele belissimo calhamaço. Foi uma óptima companhia de férias :)

    ResponderExcluir
  2. O homem diz-me a mesma coisa, mas com tantos para ler, acabo por não dar hipótese a esse...até ver.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez, Rosa Cueca expressa os pensamentos de muitos. Dos romances extra-Noronha que o senhor escreveu, não tenho muito a opinar. Só li um e achei-o aborrecido, mais por não ser a minha temática favorita do que pela escrita. Quanto às aventuras do garanhão da universidade, é cada vez tão mais do mesmo que já nem me servem para livros de intervalo (aqueles de leitura fácil que uso entre livros mais pesados). Os senhores têm potencial (tanto o escritor como a personagem) mas... Sim, um Dan Brown tuga que, tal como o original, começa a piorar...

    ResponderExcluir
  4. Eu devo dizer que já foi dos meus preferidos, mas realmente começou a decair e eu deixei de o ler (mas nunca comprei nenhum livro também.
    Mas o "A vida num sopro" continua a ser um dos meus livros favoritos de topo. É um livro que cativa bastante, e não tem nada a ver com o Professor Noronha, nem nada científico, é simplesmente um belo romance.

    ResponderExcluir
  5. É literatura "fácil", mas cumpre o objectivo de entreter. Se quiser aprender técnicas de prosa ou técnicas de narração pego noutro tipo de livros.

    ResponderExcluir
  6. Ahahahaha mesmo o Dan Brown, não sei se se anda a safar de momento... E o nosso Dan Brown tuga também não me prende. E eu leio muito. Muito, mesmo.

    ResponderExcluir