9.8.13

6ªs são dias de desafio: Ahhhh acampar.

Dizem que está muito in brincar aos pobrezinhos e deus malibre de estar out, portanto, iremos, a dois, passar a próxima semana a acampar.
Dizem também que isso é bom enquanto somos putos e não temos problemas mundanos como dormir em cima de pedregulhos, que se alojam estrategicamente entre as costelas e o cócix, mas eu digo: tretas!

Assim, estou pronta a embarcar, novamente, nessa aventura que é férias numa tenda.
Com a excepção que esta é das que se monta sozinha. Como voltar a colocá-la no saco quando for para ir embora é para mim um desafio tão grande como um cubo de Rubik para daltónicos, mas não quero pensar nisso agora.

Há coisas que não devem faltar quando acampamos, tais como a inexistente variedade gastronómica (olá sandes de atum!) e o ritual de banho (queres passar mais de 10 minutinhos com água quentinha, queres?! Toma lá já um banho gelado só para não te armares em riconça).
Outro pormenor importante é constituído pela gestão orçamental: dedicar fatias do grande bolo de investimento a parcelas como "alimentação", "lazer" e "álcool". Basicamente são estas e, todos sabemos, qual é a fatia mais generosa aqui (Olá gasosa e vodka preta! Não nos vemos há muito tempo *wink*wink*).

Assim, tenho a dizer que estou a contar com os vossos comentários no tema:

Quais as melhores/piores/estranhas/curiosamente idiotas férias a acampar que tiveram?

Desbronquem-se, vá, quero saber o que me pode acontecer enquanto por lá estiver.
Caso tenham vergonha de dizer "foi aquela vez em que fui para Melides, deu-me a caganeira porque bebi cerveja a mais, os meus amigos esconderam o papel higiénico e só tinha uns calções de banho e um canivete suíço" substituam "fui" por "um amigo".

12 comentários:

  1. Eu sempre acampei. As férias com os meus pais sempre foram passadas a acampar (todos os anos e várias vezes por ano, porque para além do verão sempre que havia um fim-de-semana prolongado lá íamos nós, nem que chovesse a potes!) até por volta dos meus 16/17 anos. A partir daí eles começaram a achar que já estavam muito velhos para dormir no chão.
    A minha história por acaso tem a ver com o que descreves no texto. Uma vez, pela Páscoa, (teria eu uns 7/8 anos) fomos passar o fim-de-semana para o parque de campismo municipal da Figueira da Foz, mas no domingo viemos a casa para almoçar com a família e depois voltámos para o parque até segunda à tarde. Nessa páscoa o meu tio fez natas do céu e TODA a gente comeu (excepto o meu pai e o meu avô só comeu duas colheradas). Na noite de domingo para segunda deu-nos a caganeira a mim e ao meu irmão, mais velho 2 anos que eu, à minha mãe também mas não tão forte. Pijamas, sacos-cama, colchões, tudo num bonito estado! E a minha mãe a tentar lavá-los na casa-de-banho!
    Foi uma páscoa que nunca mais esquecemos! Nunca chegámos a saber se as natas estavam estragadas ou se eram os ovos dos ovos-moles que levaram por cima. A verdade é que uma dessas coisas há-de ter sido, porque toda a família ficou de caganeira, excepto o meu pai e o meu avô!

    ResponderExcluir
  2. Um dos momentos mais irritantes mas que hoje relembro e deixa saudades foi ter que tomar banho nas wc da praia a inserir moedas de 50cent e ainda por cima era água gelada, por volta das 8 e tal da noite quando saíamos da praia já não tava propriamente calor, custava muito aínda por cima nós com aqueles cabeloes que demoravamos uma eternidade para tirar ocorreu champo.o ficar sem bateria no tlm e pedir a senhores do restaurante para me deixarem carrega-lo, a noite estar a dormir e ouvir o vento forte que até mete medo, e o facto de ter de acordar as 7/8 da manhã mesmo sem querer porque o calor é insuportável lá dentro pois faz efeito de estufa ....

    vagueios-devaneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Foi em 1990 quando fui com familiares passear por alguns países da Europa. Ficamos quase sempre em parques de campismo. Experiência gira mas para não voltar a repetir. Agora quero é luxo e águinha quente...loool

    ResponderExcluir
  4. Só acampei uma vez e jurei que nunca mais.
    Para além do medo que entrasse alguém pela tenda adentro ou que me caísse algo ou alguém em cima da tenda, a minha bronquite não me deixou dormir. Falta de ar, num ambiente fechado, rente ao chão não é para mim. Ainda para mais, grávida de 12 semanas, sempre enjoada, com a casa de banho a mais de 100 metros, não aconselho a ninguém.
    Três beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu acampei uma vez na vida e jurei para nunca mais, por isso não sou grande ajuda :D

    ResponderExcluir
  6. Pleno Agosto, um grupo de cerca de 20 pessoas chega à serra da Freita e verificamos que está a chover a potes! Não podemos montar tenta então vamos perguntar à senhora aos donos do parque se há alojamento próximo, eles dizem que têm uma camarata... Pormenor: não dá para todos! Uma semanita a dormir tudo ao monte e fé em deus em beliches. Éramos as únicas pessoas no parque de campismo e entretanto os donos bazaram sabe-se lá para onde! Basicamente tomamos conta do parque, até deixamos pessoas dormirem lá à borla. Pegamos nuns toldos e colocamos na zona da churrasqueira e para lavar a loiça de forma a não apanharmos frio. Imagina uma Renault Traffic cheia até ao tecto com tudo e mais alguma coisa: frigorífico, torradeira, playstation... Passávamos a noite a assar chouriças e a jogar às cartas. Basicamente transformamos aquilo num autêntico acampamento cigano! Houve uma noite que ficamos sem carvão então fomos buscar lenha dos donos do parque, o pior é que tinha um cão a guardar a lenha. Solução? Bifes carregados de pimenta, o cão ficou de tal forma que ficou conhecido a partir daí como o escovilhão (devido ao pêlo)que capotou porque ficou de patas para o ar a noite toda. Acampo desde que estava na barriga da minha mãe, todos os anos acampamos por Portugal fora. Começamos no Minho e Trás os Montes e foi sempre a descer. Para mim acampar dá 10 a 0 a férias em hóteis.

    ResponderExcluir
  7. 4 amigas numa tenda num SW, dormiamos apenas há cerca de 2h. começo a ouvir barulho de alguém a abrir a tenda. Penso "q andam estas gajas a fazer? que barulheira!!". Abro os olhos e está um homem por cima da minha cabeça, a tentar abrir o fecho do lado oposto por onde entrou. Curiosamente o rapaz nem calcou ninguém. Rapidamente saio do saco cama e abro o fecho o mais rapido possivel, o homem lá sai sem dizer palavra. As minhas amigas gritam, colam-se as "paredes" da tenda, uma até pergunta "precisa de alguma coisa??" enqt eu me levanto pra abrir o fecho. Passado o susto inicial, já só nos rimos, e só aí é que os nossos amigos na tenda ao lado acordam! grande ajuda!! Voltamos a adormecer e qd acordamos, temos uns oculos fundo de garrafa, uma graduação incrivel, no chao da tenda, da nossa visita da madrugada... so pode ser, aquilo ñ pertence a mais ninguém!! ainda entregamos aos responsaveis do parque de campismo, mas temos a certeza que ainda hoje lá devem estar!!

    ResponderExcluir
  8. tive de criar uma conta google para comentar!
    bem eu adoro acampar, acho que é super divertido tem os seus "q's" mas tudo se dá a volta.
    gostei do blog! :)

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer o mesmo esta semana, pela costa vicentina, mas para aumentar a aventura levo a minha cadelinha, vamos ver o resultado!

    ResponderExcluir
  10. Não sei se esta era a resposta que pretendias, mas eu adoro acampar, já fui escuteira, e já passei muitas férias a acampar.
    Quando era mais nova ia de férias para Benidorm com a família, fazíamos as viagem sempre em 3 dias e duas noites pelo Sul de Espanha, para fazer praia e ficávamos a acampar, filhos numa tenda e pais noutra, a meio da noite resolvemos ir tirar as estacas da tenda deles, ah ah há há há foi engraçado, quando acordaram tinham tudo em cima deles (antigamente as tendas tinham de ser montadas e bem esticadas para ficarem bonitinhas )
    No Festival SW que fui várias vezes (quando os cartazes eram bons e eu era mais nova loll) era filmes todas as noites, pessoal a tropeçar em tendas alheias, acordar com um estranho tipo cão de guarda a porta da minha tenda.
    Também já tive de férias em Itália, só avião marcado, carro alugado e conhecer Veneza, Florença, Roma, e outras localidades menos faladas, sempre a acampar, foi muito engraçado e posso dizer que os parques de campismo em Itália são fantásticos.
    Pelo nosso Portugal, Tavira, Mil Fontes, Odeceixe, Porto Covo, Tavira, Galé….. já fui a todos lolll
    Histórias engraçadas têm sempre para contar, e quando te vais lembrando de uma vem sempre mais duas ou três.

    ResponderExcluir
  11. No sábado virei-me para senhor meu moço e disse "Não imagino cenário mais dantesco do que acampar este fim-de-semana com este calor descomunal".
    Odeio acampar! Odeio campismo e parques de campismo e campismo selvagem e tudo o que meta tendas e banhos mal tomados. Isto vindo de mim é surreal, porque na minha adolescência fazia parte de um grupo de campismo e o meu primeiro beijo (e consequentemente linguado) foi dado numa noite ao luar algures dentro de uma tenda num parque de campismo.

    ResponderExcluir
  12. Agosto de mil nove e troca o passo, Algarve, calor, álcool. Alguém que põe um cadeado na tenda, e cuja chave se perde... E é encontrada depois, muito tempo depois, onde a alminha tinha estado a vomitar. Inesquecível! (Ai a adolescência...)

    ResponderExcluir