6.10.10

Coisas da moda irritantezinhas. Porque sim.

Se há coisa que me faz cócegas aqui ao cerebelo são as típicas coisa da moda. Como por exemplo:

1. Proclamar o quão apaixonada uma pessoa está...por ela mesma.
Isto irrita-me, a sério. Gostarmos de nós mesmos e darmos valor ao que somos é do melhor que podemos fazer por nós. Agora, andar para aí com blablabla's sou-tão-boa/bom-tão-acima-da-média-lindo/a-por-dentro-e-por-fora-super-espectacular-melhor-não-há...não há, simplesmente, paciência.

2. Ter sempre o último gadjetzinho.
Haja saldo bancário e fadas do crédito, que não há rendimento que aguente a constante troca de telemóvel, do portátil, do PC, do leitor de mp4, da tv e por aí fora.

3. Tentativa de intelectualismo.
Outra coisa para a qual não há paciência. Sabem aquelas pessoas que olhamos e vemos simplesmente que não vão ler Edgar Allan Poe à noite, enquanto bebem o seu Chardonnay, a ouvir Bach, na chaise-longue à janela, depois de terem cozinhado o jantarinho todo nouvelle cuisine, depois de um dia a instruírem-se com o top de clássicos do cinema of all time. Tentar ser ou aparentar o que não se é, isso sim, está fora de moda.

4. Fingir que não se vê-toca-escuta nada que roce o popularucho.
Não entendo muito bem o pavor a tudo que não é coisa "para pensar", "de bem" ou "intelectual". Não conheço pessoa nenhuma que de quando em quando não deite o olho à revista Maria, nem que seja na fila do supermercado, ou que não ouça uma pataqueirada musical, ou que não pegue numa peça de roupa da colecção recôndita-revirada-pós-saldos da H&M, ou que não deixe o canal 5 minutos nos Ídolos.

5. Dizer aos sete ventos que se é péssima dona de casa.
Parece que hoje o que está a dar é dizer logo: meus queridos, num vem qui num tem, aqui não se cozinha, não se sabe passar camisas, não se remenda buracos de meias e, essencialmente, não se faz amizade com a Lenka, o duende mágico que aparece lá por casa 2 vezes por semana por 7€ à hora.

6. Usar termos bonitos para xuxu no trabalho. (mas que no fundo não vêm inventar a roda, simplesmente vêm em inglês)
Não se telefona, está-se numa conference call (mesmo que seja só com outra pessoa).
Não se discutem ideias em grupo, fazem-se brainstormings.
Não se despedem pessoas, fazem-se downsizings.
Não se diz que vamos ver o que aconteceu, fazem-se assessments.
Não se delega uma tarefa, está a realizar-se um empowerment.
E por aí fora...

E vocês? O que é que nas manias-da-moda vos mexe com o sistema?

23 comentários:

  1. Mandar mails a dizer que a equipa tem de fazer uma determinada tarefa e depois concluir que afinal a equipa só vai funcionar com um elemento... Ora bolas...

    ResponderExcluir
  2. Ahahah, isto é tão mas tão verdade!

    ResponderExcluir
  3. Lol! Sem dúvida os novos-riquismos, os gadgets xpto...não tanto as pessoas possuirem mas exibirem-se...pfff!
    Beijinhos,Sofia

    ResponderExcluir
  4. As frases-feitas-da-moda. "Poder podia mas não era a mesma coisa" e outras tais, grrr.

    ResponderExcluir
  5. Alguém não gosta da tia Kitty Fane !!!!

    ResponderExcluir
  6. Não posso com esses pseudo intelectuais... vê-se a léguas que são forçados. Patético.

    ResponderExcluir
  7. Os exibicionistas (carros, iphone, ipod, as férias na cochinchina, a empregada a tempo inteiro, a roupa XPTO ao quadrado) que armam ao pingarelho mesmo quando os cartões de crédito estão esgotados e devem dinheiro a toda a gente pensando que ninguém sabe.

    ResponderExcluir
  8. Os termos:
    Faça-me o forward disso;
    Faça um benchmarking e apresente-me;
    Temos de ter uma visão mais openminded;
    Vamos criar focal points;

    E por aí fora... É o que me irrita mais!

    ResponderExcluir
  9. Talvez o ponto 4... Toda a gente acaba por ter curiosidade pelo popularucho. Tenha curso universitário, venha de uma família de dondocas, eu sei lá. Eu não gosto do Tony Carreira. Mas a minha mãe gosta. E enquanto eu vivi em casa dos meus pais ouvia aquilo. Sei as letras todas...

    ResponderExcluir
  10. A mim o que me irrita mesmo é o meu chefe...mas isso não é da moda, pois não? :D

    ResponderExcluir
  11. Uma vez escrevi num post que me irritam as pessoas que se acham demasiado intelectuais para perder tempo a falar do transito ou do tempo. Acho que isso engloba tudo o que aqui disseste e mais umas coisinhas.

    ResponderExcluir
  12. A mim irrita-me as pessoas que usam a palavra "cerebelo" nos posts...LOL :P

    ResponderExcluir
  13. A lista está bem completa. Lembrei de uma situação. Tem pessoas que só frequentam ¨point¨, se não estiver badalado não vão... fujo desses lugares só porque todo mundo vai estar lá.

    ResponderExcluir
  14. A tara com tudo o que vem da Apple: electrónica de consumo com preços exorbitantes, com qualidade, sim, mas não tanta que justifique as centenas de euros.

    iPod: um bom leitor de mp3, mas a qualidade do som fica abaixo de outros leitores no mercado (Sony Walkman, por exemplo).

    iPhone: faz muita, muita coisa, mas tem algumas falhas básicas, como não suportar Flash - o que é imprescindível para navegar na internet hoje em dia.

    Macs: não percebo como é que se dá €1500 euros por um portátil mais fraco do que outros que custam metade. Julgo que seja para mostrar a maçãzinha em lugares públicos.

    iPad: esta então é que me escapa completamente. Nem percebo bem a utilidade daquilo. É para navegar na net e ler ebooks? Não é mais fácil usar um daqueles mini-portáteis (que fazem mais coisas, até?)?.

    ResponderExcluir
  15. Uiii, isso dos intelectuaizinhos de tarzer por casa é o que há mais por aí, nomeadamente na blogoesfera, onde pululam como ovelhinhas em pastos verdejantes.
    Eu até arriscaria em traçar um perfil geral dos ditos cujos, que não foge muito a isto:
    - adoram citar autores clássicos, pois fica sempre bem mostrar que se conhecem autores gregos ou romanos da Antiguidade;
    - normalmente têm sempre achegas sobre política no seu blog, quais Nuno Rogeiro (esse grande benfiquista) de trazer por casa;
    - Jeff Buckley faz necessariamente parte da discografia predilecta, naquele assomo de rebeldismo intelectual, de bom rebelde e aspecto blaisé que tentam cultivar a todo o custo;
    - acham completamente escandaloso que alguém folheie o jornal d'A Bola em detrimento de um Público ou um Expresso;
    - dão sempre aquele ar de gajos vividos, batidos na vida, mesmo que tenham uma vintena de anos.

    Em jeito de súmula é mais ou menos isto.

    ResponderExcluir
  16. Olha,não conhecia esses termos em inglês, que se utilizam no trabalho, mas isto sou eu que ainda não sei o que significa :D ou :P (se calhar é o mesmo que :) não?)

    ResponderExcluir
  17. Não sei onde raio li isto mas o importante mesmo é: don't follow the crowd, stay true to yourself.

    Portanto, façamos o que gostamos e o resto é conversa.

    (Lembrei-me do "asap" e "fyi" - também é muito utilizado pelas pessoas de elevado nível intelectual).

    Beijoca

    ResponderExcluir
  18. (Xiiiii.... Tanta "boquinha" (in)directa que p'áqui vai...)

    Resumnindo e baralhando, Rosa Cueca, gostei muito do texto. Assertivo que só ele.

    ResponderExcluir
  19. Apanhaste uma boa geral, pelo menos a minha geral também ;-)

    A mim irritam-me os modismos dos cupcakes (aquilo leva uma cobertura que sabe mal e me faz lembrar as decorações dos bolos quando era criança, mas agora é muito bem, lambuzarem-se em creme de margarina), as patetoides que acham o Starbucks o máximo, os livros da moda (Comer, Orar, Amar) e os tons feios dos vernizes Chanel.

    Em suma, tudo quanto são modismos colados à pressa ;-)

    ResponderExcluir
  20. Vanessa Britooutubro 07, 2010

    Há uma coisa que me enerva que é alguns meus conterrâneos terem a mania de puxar o sotaque alfacinha ou alguém de lisboa ou outra localidade qualquer imitar o sotaque da linha e por aí fora.
    É estupido e só releva falta de personalidade

    E há uma moda estúpida que me irrita que é escrever em inglês no facebook..

    Ah lembrei-me de outra:

    ResponderExcluir
  21. Vanessa Britooutubro 07, 2010

    Esqueci-me de eliminar a frase final lol *

    ResponderExcluir
  22. Tu acertas tão bem naquilo que escreves!
    No fundo é o que pensas, e pensas mt bem.. Parabéns pelo imenso sucesso deste blog!
    o que é que eu posso fazer a não ser concordar?!..
    é que não há pachorra pra gente do "ai-não-me-toques-que-me-'amarrotas'-a-pose"!
    adoro pessoas com essência, autenticidade, quiçá, até 'petulância' (para esses pseudo-intelectuais/"Polo-da-lacoste-é-chique") em serem fiéis ao que são e de onde vêm...
    Em suma: YOU GO GIRL!! mt bem *palminhas*

    ResponderExcluir
  23. Discurso tipo: deixa-me cá por os meus prada, para encontrar o meu blackberry na minha YSL... - claro que estou a exagerar, ma dá para perceber o género ;-)

    ResponderExcluir