13.11.15

6ªs são dias de desafios: Solteiros sim, sozinhos nunca?

Parece frase saída de livro de auto-ajuda, mas, na prática, quantas pessoas conhecem que estão perfeitamente bem solteiras?
Acham mesmo que toda a gente precisa de um par, ou somos seres que convivem bem com eles mesmos, sem necessitar de fazer planos a dois?

A verdade é que há algumas coisas boas em ser uma meia desemparelhada...e conto com vocês para me ajudarem a animar as almas mais solitárias.

Afinal, quais os prós em levar uma vida de solteiro/a?

É o dinheiro que poupam em datas comemorativas, saídas a dois, prendas e demais etceteras?
É poder deixar largadas as meias pela casa, sem ouvir uma vozinha irritante a relembrar onde é o cesto do lixo?
É poder escolher sempre o filme que se vai ver, sem ter de gramar com o Fast & the Furious ou mais uma comédia romântica de pipoca?
É aprender a amar a pessoa que nos acompanha sempre: nós mesmos, fazendo de nós uma prioridade?
Ou bom, bom, é ter mesmo um outro alguém que ouça a mesma canção?

Contem-me tudo!

9 comentários:

  1. Namorei muitos anos e vivi com ele. Entretanto a vida deu as suas voltas e já estou sozinha há dois anos. Eu sinto imenso a falta de ter alguém ao meu lado, sinto a falta de alguém que me pergunte como me correu o dia ou me abrace quando preciso. Sinto a falta de carinho. Na verdade sinto falta de quase tudo que a vida em casal traz. Penso que isso depende de pessoa para pessoa... eu não sirvo para estar sozinha :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fundo ninguém serve para estar completamente sozinho. Mas também é verdade que há momentos na vida em que é preferível, a estar com alguém que não gosta o suficiente de nós ou de quem nós não gostamos o suficiente.

      As relações também são egoístas, no sentido em que nos devolvem sentimentos e emoções que com maior dificuldade atingimos sozinhos. Não quer dizer que não se chegue lá à nossa custa :).

      Excluir
  2. Aprendi este ano, e já com quatro décadas de vida, o verdadeiro gosto de estar 'sozinha'. E foi como se diz em relação a outros temas: primeiro estranha-se, depois entranha-se. Aprendi a gostar (ainda) mais de mim, a apreciar realmente a minha companhia, a tirar bastante gozo dos momentos só meus e a considerar como verdadeiras dádivas o tempo apenas com os meus amigos e a minha família. Tudo isto, a dado momento, me fez questionar se eu estaria preparada para uma nova relação. Os prós da vida de solteiro(a)? Aprendermos a gostar de estar 'conosco mesmos', valorizarmos as nossas pequenas conquistas, apreciarmos e aproveitarmos o nosso espaço. Pronto, e o espaço extra na cama, a tampa da sanita sempre fechada, a possibilidade de ver 'programas maricas' só porque sim.

    [Se é melhor do que ter alguém ao lado? Provavelmente não. Mas, se não tivesse passado algum tempo 'sozinha', provavelmente não estaria mesmo preparada para estar BEM acompanhada.]

    ResponderExcluir
  3. Eu já vivi junto com uma pessoa, já namorei outras, já estive solteiro bastante tempo. Fico bem em qualquer das situações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu diria que é porque gostas mais de ti que das outras pessoas :) e isso acaba por ser bom.
      Auto-preservação ;)

      Excluir
  4. Já eu só sirvo para estar sozinha.

    Eu gosto muito de estar sozinha, já estou sozinha há muitos muitos anos.
    Gosto de tomar decisoes sozinha, viver sozinha, gosto do silencio e da paz.
    Estou rodeada de amor, da parte de familia e amigos, sempre fui muita amada, tenho as costas quentes.
    Falta-me sexo, e falta-me sentir desejada, faz-me mais falta sentir desejada do que do sexo em si (amada sempre me senti), e tenho um problema, não gosto de fazer sexo com pessoas que nao me dizem nada, sabe mal, sabe a pouco.

    Prefiro estar solteira a estar comprometida, mas apetece-me sexo e quero ter filhos, vou ter que ceder e arranjar um parceiro, preferia não o fazer, sou mais feliz sozinha com o coraçao cheio de mim e dos meus.
    Viver em parelha reduz-me, esvazia-me, cansa-me.

    Já disse que gosto de tomar decisoes sozinha e de viver sozinha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viver à procura da pessoa certa, porque essa não nos fará sentir reduzidos, esvaziados e cansados, é uma procura vã :). Acho que nos ensinam que "a pessoa" vai aparecer, curiosamente "quando menos se espera", mas esquecem-se de dizer que para a maioria essa "pessoa" nunca vai surgir. Vai surgindo, parcialmente, em outras pessoas que acompanham a vida.

      A solidão é relativa quando se tem apoio dos que gostam de nós.
      Como romântica incurável acho sempre que a vida é um pouco "menos" sem alguém com quem a partilhar, mas a parte boa é que somos todos diferentes. Felizes com coisas diferentes.
      Sabermos o que queremos é mais de 70% do processo. Sozinhas ou acompanhadas.

      Excluir
  5. acho que cada uma das circunstâncias traz coisas boas e más, mas falando especificamente da que me encontro no momento (modo solteirice), é óptimo não ter de fazer cedências nem de reorganizar o nosso tempo em função da disponibilidade do outro, poder ser egoísta sem nos sentirmos culpados :) a parte das poupanças também é relevante (numa fase inicial de namoro há demasiados cinemas e jantares e, parecendo que não, é um rombo no orçamento) e claro que adoro poder escolher os meus filmes à vontade (se bem que tenho saudades de ter companhia para ver GoT). oh, well, tudo na vida tem os dois lados e neste caso não é algo que possamos mudar só por vontade própria, porque a pessoa que nos pode fazer feliz não aparece só por querermos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querer muito que alguém apareça, normalmente acaba em querermos muito ver algo onde não existe.
      As pessoas parecem à medida de expectativas que serão, no mínimo, injustas.
      Então é saudável termos essa noção que as coisas acontecem quando têm que acontecer e que muitas vezes nós nem estamos preparados para elas.

      Aquilo que vale a pena e que é realmente real, passe o pleonasmo, constrói-se ao longo do tempo.
      Com espaço para deixar o pensamento voar um bocadinho, mas de pés assentes no chão.

      Excluir