5.12.14

6ªs são dias de desafios: certo ou errado?

Muitas vezes são os outros que têm as respostas certas para a nossa vida. Ou acham que têm. Que tudo é claro, lógico, que só pode ser assim, que é o certo.
Só que as coisas não serão bem assim. O certo e o errado são conceitos muito amplos e onde cabem muitas decisões igualmente válidas.

Assim, o desafio de hoje é responder a perguntas cuja resposta nunca é totalmente certa, nem totalmente errada, apenas é a vossa - sim estou a meter-vos a pensar na vida:

  Se soubesses que irias viver apenas até aos 40 anos, viverias a vida de forma diferente? 
  O que farias?

  Cometerias um crime pela pessoa que amas?

  O que é que sempre quiseste fazer e nunca fizeste?

  Estás mais preocupado em fazer as coisas bem ou fazer as coisas certas?

  O que é pior: falhar ou nunca tentar?

  Preferes os desafios ou a certeza do que tens?


Só introspecção, ein!? ;)

11 comentários:

  1. de todas, a única que dou por mim a pensar é "se tivesse 2 anos de vida o que faria?" e acabo sempre por pensar em fazer tudo o que quis fazer, aproveitar mesmo familia e amigos e viajar....mas para isso precisava de dinheiro, por isso teria que continuar a trabalhar!
    Quanto às outras, o meu modo de vida é sempre tentar, mesmo que por vezes corra mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vivemos a achar que pouco mudaríamos, acho que significa que vamos no caminho certo.

      Excluir
  2. Gostei do desafio... Ainda tenho de te enviar a foto com o meu gato a destruir a árvore! Nós é que estamos sempre a tentar que isso não aconteça. Mas pronto, cá vai:

    - Não viveria de forma diferente. Acho que procurava sim, passar mais tempo com o meu marido e o meu filho, quando este nascer, do que aquele que provavelmente irei conseguir passar, devido às exigências do dia a dia. Mas não fazia nada especificamente diferente.

    - Depende do crime... Se fosse para defendê-lo (como uma agressão ou mesmo homicídio se chegasse a isso), sei que o faria.

    - Saltar de pára-quedas.

    - Os dois. Sou muito perfeccionista e tenho um sentido de justiça (demasiado) apurado.

    - Não tentar.

    - Os dois também. Procuro um equilíbrio entre as coisas, e sei que os desafios e as certezas são necessários para o nosso bem estar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Fico à espera do dito cujo em modo Terminator :D

      Excluir
  3. Ai credo! Ainda sou muito nova para estas introspecções!

    (Depois do desafio espectacular da semana passada agora isto? Pfff fraquinhooo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto funciona na base do "para a semana é que é! para a semana é que vai ser espectacular!"
      Tens de vir cá para a semana, pronto.

      Excluir
  4. "Se soubesses que irias viver apenas até aos 40 anos, viverias a vida de forma diferente? O que farias?"
    Se soubesse isso hoje, faria algumas coisas. Se soubesse isso desde nascença, faria outras :P

    "Cometerias um crime pela pessoa que amas?"
    Depende muito do tipo de crime. Assassinato, não. Roubo, talvez.

    "O que é que sempre quiseste fazer e nunca fizeste?"
    Não vou dizer aqui, mas há várias coisas.

    "Estás mais preocupado em fazer as coisas bem ou fazer as coisas certas?"
    Both.

    "O que é pior: falhar ou nunca tentar?"
    Depende da situação. Prefiro nunca tentar páraquedismo do que falhar :P

    "Preferes os desafios ou a certeza do que tens?"
    Prefiro os desafios....da Rosa Cueca :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pouco de graxa para amenizar o meu ego destruído pela Margarida! :D

      Excluir
  5. -Se soubesses que irias viver apenas até aos 40 anos, viverias a vida de forma diferente? O que farias?
    Não tenho maturidade suficiente para responder a isso, pior....provavelmente só terei a maturidade necessaria aos 40 anos.

    -Cometerias um crime pela pessoa que amas?
    Sim !!! se estive-se em causa a integridade fisica dos meus entes queridos .

    -O que é que sempre quiseste fazer e nunca fizeste?
    Ver a aurora boreal com o meu primo.

    -Estás mais preocupado em fazer as coisas bem ou fazer as coisas certas?
    Não sei distinguir as duas.

    -O que é pior: falhar ou nunca tentar?
    As frases feitas dizem que é nunca tentar, mas a experiencia diz-me que é falhar. O nunca tentar implica uma possibilidade de que poderiamos até ser competentes. O falhar mata imediatamente essa possibilidade.

    -Preferes os desafios ou a certeza do que tens?
    Necessito de ter certezas para poder atirar-me aos desafios. Por exemplo, necessito de saber que posso voltar para o ninho , antes de ser cidadâ do mundo.

    ResponderExcluir
  6. - Se soubesses que irias viver apenas até aos 40 anos, viverias a vida de forma diferente?
    O que farias?
    Isso implicava que tivesse apenas mais 3 anos para viver... como infelizmente já estive numa posição de ter "os dias contados", aprendi nessa altura a ver/viver com outros olhos. Tudo passa por dedicar mais tempo ao que realmente importa, por relativizar os dramas da vida (que muitas vezes só existem na nossa cabeça) e aproveitar cada minuto humildemente, porque a vida foi-nos dada, mas não é nossa para sempre!

    - Cometerias um crime pela pessoa que amas?
    Depende muito do crime, das circunstâncias que estariam implicadas...

    - O que é que sempre quiseste fazer e nunca fizeste?
    uiii isto era resposta para ocupar mais páginas do que o argumento do Dallas ;)

    - Estás mais preocupado em fazer as coisas bem ou fazer as coisas certas?
    Preocupo-me em fazer o melhor que sei as coisas que penso serem certas... se o são ou não, não sei, mas tento sempre dar o meu melhor

    - O que é pior: falhar ou nunca tentar?
    Nunca tentar... falhar todos falhamos, é aprendizagem!

    - Preferes os desafios ou a certeza do que tens?
    Gosto de me desafiar todos os dias, que piada tem a vida se não nos colocarmos à prova?!... certezas do que se tem, é coisa muito relativa, no fundo ninguém tem nada, estamos aqui todos por empréstimo :)

    ResponderExcluir