7.10.13

Vindima-chic

Não me levem a mal, pequenos génios do marketing, vocês que acham que um toque de ruralidade aliado a poisos com bom ar é capaz de nos colocar o melhor sorriso na cara, mas...que porra de vindimas são essas?!

Vamos lá a saber como é que é uma vindima à séria!
Na casa de Ti Júlia (a minha rica avó), é assim que a coisa funciona:

  • Se não chover, não é vindima.
  • Se não acabares o dia com as mãos todas calejadas, não é vindima.
  • Se não levares lama nos sapatos, não é vindima.
  • Se não beberes dois copos de vinho tinto e mais uma aguardente de ameixa, não é vindima.
  • Se não começares a vindimar às 7h00, não é vindima.
  • Se não acabares de vindimar às 19h00, não é vindima.
  • Se o elemento mais novo da família não conduzir um tractor, não é vindima.
  • Se não fores descabelada, desmaquilhada, com a t-shirt da Festa da Juventude que tem já 10 anos e umas Levi's com outros 15, mais umas sapatilhas airwalk acabadas de velhas, não é vindima.
  • Se não meteres um chapéu de palha na mona, não é vindima.
  • Se não acabares com as costas feitas num 8, não é vindima.

...e, mais importante, se não suares, esbaforares, maldizeres a santa, apanhares uma leve constipação e acabares o dia sentada num banco de madeira a balbuciar "porquê eu?! porquêeeee!?", NÃO É VINDIMA.

Posto isto, adoro e acho super divertido esta coisa gira de brincar aos agricultores e às pessoas do campo.

23 comentários:

  1. Já há muito tempo que não faço vindimas. Mas a minha vindima também não era vindima sem esses se's todos!
    Mas até gostava! E de pisar a uva no lagar então, ui ui!! Eheheheh

    Boa semana *

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Eu ja vindimei e nos dias seguintes quase não me conseguia mexer quanto mais tirar fotos durante as vindimas.Quer-se dizer "vindimas".

    ResponderExcluir
  3. Verdade! E acrescento mais uma, se não ficares cheia de melaço e a colar no corpo todo, inclusive nos cabelos, tb não é vindima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E as mãos pretas? E os alicates a ficarem rombos? E os cães a tentarem roubar as uvas? E os corvos a rondar? Pronto, é isso aí :)

      Excluir
  4. Mal por mal, ao menos dá dinheiro e mostra um pouco da nossa cultura aos turistas. Não é vindima... mas é melhor que nada.
    Esqueceste-te de incluir uns cortes nos dedos, bichos nos olhos e cabelo (caso sejam daquelas vindimas feitas em escadote) e mandar vir com a canalha por andar a roubar uvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos o look era giro. Acho é que se aparecesse assim à minha avó ela me dava uma lambada. No mínimo.

      Excluir
  5. Em tudo ultimamente há que introduzir uma versão light, tu caraterizaste muito bem de Vindima-Chic, eu caraterizaria de Vindima-Light. E diria que os génios do marketing tiveram visão. Nasce eventualmente da nossa vontade de participar e meter o bedelho em tudo o que existe, mas de uma forma que fique bem na insta-fotografia.

    ResponderExcluir
  6. Sem tirar nem pôr. Fizeste a descrição perfeita das vindimas. Tirando a parte da chuva. Desde que me lembro, nunca choveu numa vindima e eu em 20 e tal anos de vindimas que vou, só faltei um ano por ter o braço partido.
    Quanto à tirada da vestimenta usada nas vindimas está perfeita (menos o chapéu de palha, no meu caso era um boné com uma publicidade qualquer - Olá, Tintas Dyrup - Espingardaria Santos...), e o pormenor do tractor está para lá de espectacular. Hoje em dia já não, mas anos e anos a fio que desde os meus 12 anos de idade eu conduzia um tractor e o meu avô conduzia outro (sim, o meu avô tinha dois tractores e a vindima normalmente durava o fim-de-semana todo e, dependendo do pessoal aderente, durante a semana antes já se colhia alguma coisa).

    Já fiz as vindimas deste ano há 3 semanas, mas obrigado pela recordação.

    P.S.: Faltou só indicar que depois de 12 horas (vá, 10 horas) seguidas a colher, têm de ser esmagadas as uvas no final. E a esmagadeira lá de casa não é propriamente eléctrica... E algum do pessoal trabalhador já ia bem “tratado” no final…

    ResponderExcluir
  7. A minha avó nunca me deixava ir pisar as uvas, penso que seja por uma questão de aerodinâmica das minhas unhas dos pés - demasiado curtas para rentabilizar o rácio esforço necessário-tempo empreendido da tarefa.

    Eu também já conduzi o tractor, sendo que não tinha obviamente carta. Muito menos 16 anos.
    Faltou-me referir igualmente as sopas de cavalo cansaço, toda a gente comia, mas a minha mãe nunca me deixou. Secretamente acho que ela sempre desejou que eu terminasse a escolaridade obrigatória e não correu riscos desnecessários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui criada pelas terras, dos dois aos seis, a mãe trabalhava e eu brincava por ali. No tempo da fruta colocavam o tractor em primeira e depois sentavam-me a conduzir enquanto iam carregando as caixas. Quando chegava ao fim do terreno lá vinha o condutor a correr virar o volante. E eu super orgulhosa que já sabia conduzir o tractor...
      O que me foste lembrar.

      Excluir
  8. E as mãos todas esfoladas? E meteres os pés num num buraco que não viste e estatelares-te ao comprido?
    Como é que podes ir vindimar de leggings a imitar o cabedal, botas de 100€, camisolas esvoaçantes da última colecção, camadas de maquilhagem, cabelo solto ao vento, colares e anéis da moda? Irreal!
    Porque cortar 2 ou 3 cachos não é vindimar, minhas lindas.

    ResponderExcluir
  9. O meu "cansaço" (lapso freudiano) deve ser substituído por cansado.

    ResponderExcluir
  10. A melhor descrição de sempre do que é uma verdadeira vindima! =D
    Já passei por isso tudo, mas nunca conduzi o tractor!! :'( Se calhar foi melhor assim, pela saúdinha das outras pessoas... Hoje em dia viver a 100km das vinhas dos pais/avós permite-me fugir desses dias de árduo trabalho! :P

    ResponderExcluir
  11. Eu quero chafurdar os pés nas uvas.
    Tenho a infelicidade de nunca ter "vindimado"...a minha infância não está completa.

    ResponderExcluir
  12. Na última vindima que fiz na minha vida lá para os lados do Peso da Régua (Vila Seca de Poiares mais precisamente):
    -Começa a chover ligeiramente e o meu avô (que Deus o tenha, ou o inferno pelo prisma da minha avó) começa a caminhar devagar para a carrinha com a sua bengala à frente dele e o chapéu a descair por cima do olho direito.
    De repente o diluvio, chuva torrencial, ventania tudo num ápice. O meu avô vendo a sua família firme e hirta agachada nas videiras, vocifera:
    -Fodaaaam-se!!!
    E desata a cambalear mais rápido com a sua bengala em direcção a abrigo da chuva.

    Se me permite acrescento um Se: Se não acabares o dia com a barriga cheia de uvas ou de copos de tinto, também não é vindima!

    ResponderExcluir
  13. Mesmo! Um amigo meu de Lisboa que vinha cá sem nas ferias, de tanto ouvir falar eu e os meus irmãos nas vindimas, um ano resolveu ir às vindimas para a quinta dos avós no alentejo, um bocado depois de começar, levantou a cabeça e viu uma vinha sem fim, já não achou assim tanta piada lol

    ResponderExcluir
  14. Amei !!!! Subescrevo tudo o que disse!
    Eu vindimo todos os anos, quando era pequena o meu avó para me incentivar pagava-me ao balde. É claro que nessa altura a seguir ao almoço dormia a bela sesta à sombra de uma oliveira. Infelizmente o meu avó partiu muito cedo, eu tinha apenas 13anos, mas as melhores recordações que tenho dele é na vindima e do dinheirinho que me dava no final LOL sempre a brincar dizendo que talvez não merecesse e depois lá vinha uma notinha bem grande. Bom tempos... Depois cresci e o meu pai resolveu continuar a produzir e desde ai é das 7:30 às 19h Sábado e Domingo e quando ao domingo terminamos às 16h é a loucura! E as notinhas nem vê-las! PORQUÊ PAI, tu tens uma profissão não precisas das vinhas e eu já não tenho idade pra isto... (Nota: tenho 30anos e não há vindima que passe sem acabar a ser esfregada nas costas)

    ResponderExcluir
  15. Aguardente de ameixa?! Epá, soa bem...

    ResponderExcluir
  16. assim até fico com pena de não ir este ano à vindima! bahhh também não é vindima se não andares na parte de trás duma carrinha de caixa aberta sentada em cima de um balde =)

    ResponderExcluir
  17. Estiveste a contar a quantidade de bloggers famosos na vindima foi mt bom o teu post :)
    Galochas de marca, ropitas da marca, óculos da marca e as luvas de CSI :) Princeless

    ResponderExcluir
  18. E as aranhas ??? Si as aranhas que havia nas cepas. O que eu gritava quando via uma... Velhos tempos que deixam saudades

    ResponderExcluir
  19. Vivo no Ribatejo e como tal é a terra das vindimas, acho um piadão a esse pessoal vindimo-chic! E tens toda a razão nos pontos que enumeraste!

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente nunca tive essa experiência. Sou um rapaz citadino, com tudo o que isso traz de bom e de mau, e a família que não é de Lisboa, é do Alentejo, em sítios que não têm vinhas nem condições para as ter.

    ResponderExcluir