13.10.10

O descrédito no casamento. A minha colherada na temática.

Ainda não percebi muito bem se as pessoas deixam de acreditar no casamento no molde amor&fidelidade para toda a vida, ou se simplesmente (e mais tristemente) na ideia de se poder amar alguém para sempre.

Se pensarmos no casamento como um contrato vitalício, não só se perde em romantismo, como se perde a ideia de que estamos com alguém que escolhe, todos os dias, estar connosco, sem garantias. Passamos a sentir que estamos numa obrigação e surge essa coisa tramada que é a dúvida.

Eu acho - talvez porque me falte ainda bater muitas vezes com a cabeça - que existem alguns casos que são especiais. Que, muito poucas vezes, surge um entendimento especial entre duas pessoas, que se mantém por uma vida. Com trabalho, claro está, que nada resiste à passagem do tempo, sem esforço.

Eu acredito no casamento, com tudo o que implica, mas nunca me verão a colocar os pés, vestida de noiva, numa igreja, se não sentir com todos os átomos do corpinho, que tenho a certeza que aquela é a minha pessoa e que é ela que vai estar lá enquanto respirarmos os dois.
E não, não acredito que no dia do "Sim" todas as pessoas sintam mesmo isso.

As pessoas vivem juntas, têm filhos, fazem uma vida comum e nem por isso precisam de se casar. Hoje não precisamos disso. Não deveria então o casamento ser um passo ainda mais especial?

Não sonho com um vestido bonito e uma festa espampanante para 100 pessoas, numa Quinta enorme, com marcadores de mesa sob o tema "Músicas românticas".
Sonho, sim, com a sensação de se ter a certeza, de partilhar algo que apenas duas pessoas sentem naquele instante. Sonho que é aquele o momento em que se toma consciência que vão haver muitas dificuldades, mas desistir não é uma opção. Que vamos estar no nosso melhor, todos os dias se pudermos, porque a outra pessoa não merece menos que isso.

Talvez a ingénua seja eu, que me deslumbro pouco com lantejoulas e bouquets e muito mais com a ideia de que todos os defeitos do mundo não chegam para separar o que um amor verdadeiro une.

17 comentários:

  1. *snif*
    Bela maneira de começar o dia. xD
    Por acaso não ligo ao casamento em si porque acho só uma formalidade... uma despesa desnecessária (e uma seca descomunal diga-se de passagem, porque só a ideia de começarem a bater com os talheres nos copos a meio dá me vontade de virar o meu lado balístico para fora).
    Quanto à ideia de "para sempre" eh pah... até acredito, mas ver um caso assim nunca vi xD

    ResponderExcluir
  2. xuxu, quando casares a tia suricat quer leitão sim?

    Acho bom que me convides porque é bom que saibas que vou na mesma!

    Alias tenho de arranjar um striper para a despedida de solteiro... obviamente! :D

    ResponderExcluir
  3. A cada dia que passa acho mais complicado alguém conseguir "garantir" que vai gostar de outra pessoa para toda a vida, até porque nós não somos propriamente donos dos nossos sentimentos. Daí que eu pense duas vezes em relação ao casamento.
    Mas o facto é que também sonho com essa mesma certeza que referiste, da mesmíssima forma que a descreveste. Sonho com a certeza que me faria não pensar duas vezes antes de casar.

    ResponderExcluir
  4. Não posso deixar de comentar as palavras bonitas que escreveste hoje. Concordo em género, número e grau. Eu também dou por mim muitas vezes a pensar se não serei o único ser romântico deste planeta. Já levei pancada da vida, já bati muitas vezes com a cabeça na parede mas continuo a achar que existe um amor para mim que conjugue todas as forças do Úniverso. Alguém com quem eu possa caminhar lado a lado. Sabem que mais....acho que já encontrei... e é engraçado que se me casar vai ser com essa tal força de que falaste. Acreditando que tenho alguém ao meu lado que eu já conquisto todos os dias.... Imaginando surpresas....pequenos mimos...enviando mensagens....dizendo simplesmente estou aqui para o que der e vier.
    Acredito no amor e vou continuar a acreditar. Só me entristece ver que cada vez mais pessoas desvalorizam uma coisa que é tão boa e tão bonita.
    O amor é uma conquista diária!

    ResponderExcluir
  5. Acho que acertaste na mouche quando dizes que te deslumbras com "a ideia de que todos os defeitos do mundo não chegam para separar o que um amor verdadeiro une". O casamento é - ou deverá ser - um passo que se dá com essa certeza, não sendo necessária mais nenhuma.

    Concordo em absoluto.

    E, impressionantemente ou talvez não, tenho a ideia que vão voltar a existir casamentos que duram "para sempre".

    ResponderExcluir
  6. Por acaso, sempre que vou a um casamento, no exacto momento em que os noivos dão o "sim", penso sempre que o padre estará a pensar qualquer coisa como "yeah, right, hipócritas, dou-vos dois anos e estão divorciados". O que por vezes até agradeço, dado que é uma forma de sustento para a minha profissão.

    Falando agora a sério, acho que o instituto do casamento está banalizado, e que as pessoas casam por tudo e por nada, mais por convenção e para terem uma festa bonita do que por outra coisa. O casamento tem de ser entendido como uma coisa light, e não como aquela corda ao pescoço que tanto se apregoa por aí. Se as duas pessoas se amam mesmo, se têm intenções de levar a relação para a frente e lutar contra todas as adversidades, então siga lá com isso! Penso, no entanto, que muita gente dá o nó já a pensar em saltar fora do barco quando as coisas correrem menos bem. E aí mais vale estarem quietos e continuarem com a anilha na mão direita (força de expressão, dado que não uso isso e acho uma...piroseira, vá. Tirando a do Zica que até é bem gira, e é o único gajo que ocngeço que usa duas alianças sem ter celebrado as bodas de prata).

    ResponderExcluir
  7. Ali no fim era "conheço" e não aquela palavra que nem sei bem o que é e que me deve ter saído num momento de falta de fluxo sanguíneo ao cérebro (o que é frequente)

    ResponderExcluir
  8. Muitos casamentos que resultam, não resultam de forma imaculada. Resistem muitas vezes à distância, a traições, a mentiras, a omissões...e por aí diante.
    As pessoas casam a esquecer-se que os outros em algum momento, com maior ou menos intensidade, vão nos desiludir. Resta definir aquilo com que se consegue viver e aquilo que é intolerável.

    Suricat, não me parece que comas leitão tão cedo, mas mal por mal levo-te à Mealhada antes lol.

    ResponderExcluir
  9. Estou com a Suricat, venha daí o leitão :)

    ResponderExcluir
  10. As pessoas não deixam de acreditar no casamento per se. Deixam de acreditar em compromissos, especialmente de longo prazo. Deixam também de acreditar que às vezes não são apenas os caminhos fáceis que levam à facilidade.

    As pessoas desistem cada vez mais facilmente de acreditar. Especialmente em si próprias.

    ResponderExcluir
  11. cueca:
    eu, como pessoa formatada pelos senhor A e B da faculdade de direito, vejo o casamento como um contrato, especialmente porque dá imensas vantagens a nível legal (se esperares mais um tempinho, tens a mma coisa praticamente com a união de facto). sobretudo quando se ouve falar nos deveres conjugais, nomeadamente o "ou vais para a cama com o teu marido, ou ele pode invocar o incumprimento".
    naturalmente que duvido que as pessoas que decidem casar o vejam assim. por crenças pessoais, ou mesmo familiares, as pessoas de facto casam-se e a maioria fá-lo porque quer oficializar aquilo que sente perante a sociedade. porque quer ter um vínculo real. e eu acho isso mais do que normal; aliás, não digo que nunca o farei.
    no entanto, e para já, mais do que acreditar no papel assinado, eu acredito que há aquela pessoa que queres ver ao deitar e ao acordar, a quem te queres abraçar nos momentos maus e bons, a quem queres ver dormir porque isso, por si só, te faz sorrir.
    isso, para mim, é casamento só por si. assinar ou não o papel fica ao critério e consciência de cada um.
    **

    ResponderExcluir
  12. (deus me livre, só agora reparei que escrevi um testamento inteiro. desculpa ;))

    ResponderExcluir
  13. Vivemos juntos há 17 anos. Quase todos os dias bons, alguns menos bons, os habituais desentendimentos, a vida familiar diária. No ano passado oficializamos a situação, não para mostrar a ninguém que gostamos muito um do outro (se durante 17 anos ninguém deu por isso, temos pena), mas porque em termos fiscais nos dava vantagem. Não houve festa rija, houve um jantar numa tasca com amigos, e a vida continuou igual no dia seguinte. Casamento é isto mesmo - duas pessoas que se querem juntas eternamente enquanto dure.

    Grinch

    ResponderExcluir
  14. Eu discordo. Vejo o casamento como uma formalidade, uma burocracia e, para algumas pessoas, talvez como uma garantia (falsa, claro está). Ainda consigo compreender mais ou menos aquelas pessoas que o fazem pelo casamento religioso, o simbolismo, a festa. Mas a como a mim tbm nunquinha na vida me verão a pôr os pés numa igreja de véu e grinalda..

    Acredito que duas pessoas possam ter um entendimento especial e mantê-lo para sempre (ou vá, durante muuuuito tempo). E acho que isso é que é bonito (mesmo sem casamento nenhum).

    ResponderExcluir
  15. Cat, se eu te visse numa igreja, de certeza que entravas lá descalça com os pés todos sujos e com o vestido assim meio atirado por cima do ombro para dar jeito andar sem tropeçar...loool

    Quanto ao casamento, eu nem penso nisso. Não é algo que me falte na minha vida e a razão pela qual as pessoas o fazem muitas vezes é como diz o Grinch, por conveniencia fiscal.

    ResponderExcluir
  16. Hum!!! É bom pensar e sentir cor de rosa...
    Concordo com a tua visão acerca do assunto, plenamente...E sim, há muita gente por aí que afinal casa por casar, só para ter alguém do lado!! E passa uma vida a sentir-se incompleta... O casamento deve ser a união de 2 pessoas que se completem,no bem e no mal, em que sintam prazer e gosto de estarem juntos todos os minutos e momentos da sua vida,caso contrário não vale a pena...
    Mas enfim, não me diga que a minha menina está a pensar casar? :) :P ;)
    Beijinhos
    P.S. Espero que esteja tudo bem contigo e que estejas a dominar aí o espaço ;)

    ResponderExcluir
  17. Acho sinceramente que sobrevalorizam o casamento. Este não é mais que um papel formal. Existem casamentos sem festa e sao na mesma casamentos. A questão é que as pessoas muitas vezes acham que morar juntos, é uma forma mais light de compromisso. Errado! Não é o casamento que faz o casal ou que reforça a relação, são eles mesmos, independentemente do papel. Acho que é isto que as pessoas ainda não interiorizaram.
    Eu casei por opção mas a minha vida seria a mesma se somente vivesse junta. É preciso Gostar e muito para este passo (partilhar a nossa vida diariamente), a vida a dois nem sempre é fácil, imagina a não gostarmos do outro... credo!

    ResponderExcluir