14.7.10

Sobrebivere ao cámpismo, quem dá a dica?

Começo por dizer desde já que vou passar, vá, muitos dias, de costas alapadas às pedras de um parque de campismo.

Sim, para quem não imagina Rosa Cueca no campismo, digo já que Cueca sempre gostou do ar livre, do cheiro a pinheiro (adquirindo anos depois um ambientador para o carro nestes moldes), de amizades com malta estranja totalmente random e, last but not the least, de testar o limite da minha bexiga para não ter de me dirigir a uma casa de banho a 700m com obstáculos no escurinho a meio da noite.

A minha maior preocupação neste momento é, primeiríssimamente: conseguir armar a tenda com o meu namorado. E para quem se está já a rir a pensar que o moço possa ter disfunções erécteis, asseguro que não é o caso, refiro-me mesmo à nossa inaptidão completa para estas coisas. (Ele vai negar, mas acreditem antes em mim que eu não minto).

De seguida: o que levar para vestir? Sim, porque são muitos dias, muito acompanhamento do boletim meteorológico e o receio de ter de mostrar as cuecas a meio parque de campismo penduradas na tenda não me anima por aí além.

E se eu quiser ir à casa de banho de noite, mas não o quero acordar; Simultaneamente não levo uma lanterna decente e acabo a acordar às 6h00 da manhã com bichos na cara e um hematoma, apercebendo-me que estive a um passinho de uma contusão e, pior, ele não deu pela minha falta tendo-me trocado por um holandês suspeito?

Já nem falo no gosto que as melgas e mosquitos têm por mim - o que trás ao de cima recalcamentos que envolveram um passado campista com reacção alérgica digna de bolas de basebol (pronto, ok, de golfe) espalhadas pelo meu rico corpinho!


Balha-nos.

26 comentários:

  1. vou ficar atenta a esta caixa de comentários já que lá para agosto também vou acampar pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  2. Eu vou querer é ler, o relato da aventura! Mas olha, os parques de campismo também têm umas casitas de madeira, que alugam (que cá para mim, devem ser infinitamente, mais confortáveis) :)

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga minha que costuma acampar frequentemente comentou há dias que já existem umas tendas automáticas, que se montam em segundos. Parece uma boa opção!

    ResponderExcluir
  4. Campismo selvagem nunca experimentei, agora acampar num parque de campismo até é giro. Temos vizinhos simpáticos que ouvimos a roncar pela noite fora. O que mais me inibe é a casa de banho colectiva, é que prezo muito a minha privacidade. Imagine ir à retrete e ter que ouvir a músical de trompete da vizinhança toda .....lolololo..só acampei uma vez para experimentar e foi numa tenda emprestada

    Boas férias ...

    ResponderExcluir
  5. As tendas portáteis e que se montam sozinhas são sem dúvida uma solução, mas sabes que a verdade é que o campismo também acaba por ser bastante engraçado quando caimos desesperados mas às gargalhadas por cima de um emaranhado de tecido e ferros, perdidos por não conseguir montar a tenda ou quando espetamos uma cabeçada num pinheiro porque não levámos foco para a casa de banho.
    Definitivamente que o campismo é mágico por causa dos percalços. Mas definitivamente que em relação às melgas, devo dizer que tiram a piada a qualquer situação, e por isso leva muito repelente e enche-te dele antes de dormir :b

    Beijoca e boa aventura :)

    ResponderExcluir
  6. Quanto à "casa de banho" sugiro poucos liquidos, obvio!
    Roupa, o mais pratico e se não queres estender leva um saco para a roupa suja... Pode não ser muito agradavel mas...
    Há umas coisinhas que se penduram e fazem um zumbido e afastam as melgas e os mosquitos... e o replente tambem ajuda! xDD
    A tenda tem manual de instruçoes para montar.. por isso não deve ser dificil xD

    ResponderExcluir
  7. Já acampei algumas vezes mas sempre em parque de campismo.
    Quanto às casas de banho, onde costumo acampar tem, bem como balneários, quanto a isso não há problema.
    Não sei onde vais acampar, mas pode ser que uma tripla te dê jeito, caso precises de carregar telemóvel.. ou assim. Quando vou com os meus amigos, às vezes até uma lâmpada levamos, pois podemos não conseguir ficar num sitio com candeeiros perto e como ficamos acordados sempre até tarde, dá jeito ;)
    A montagem da tenda é simples. Basta montar uma vez para se saber ;) experimenta montar em casa primeiro, depois lá safaste bem :)

    Qualquer coisa dispõe, e já agora, dá um saltinho ao meu blog ;)
    http://brisasegredada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Agora fizeste me rir! :D

    ResponderExcluir
  9. @R* Se foi relativamente ao "montar", só no fim reparei no que tinha escrito xD
    Realmente parece outra coisa. Mas como é óbvio, estava a referir-me à montagem da tenda x)

    ResponderExcluir
  10. Sim, tu e o Van Kerckhoven têm muito em comum :p

    E duvidas das minhas capacidades campistas? Fica sabendo que eu, quando estive na Guiné, em 1968, era conhecido no meu pelotão, como "O Campista", dado que quando éramos alvo de ataques de morteiro, eu mantinha a calma e montava uma tenda ali no meio do nada, e ficava sentado numa cadeirinha a ver a vista.

    ResponderExcluir
  11. Fazer campismo sem que montar a tenda seja uma aventura, não é fazer campismo! Fico a aguardar os relatos das aventuras (se os quiseres partilhar connosco, claro). Já agora: BOAS FÉRIAS!!! :)

    Beijitos,
    Nuno.

    ResponderExcluir
  12. Campismo? What? Isso não dava para mim. (vá, chama-me nomes)
    Bem, ouvi dizer que agora há uns parques de campismo com glamour, com bongalows, jacuzi e tudo. Diz-me que vais para um desses...(kidding)

    ResponderExcluir
  13. Em relação às melgas, partilho essa mesma atracção delas por mim e até partilho das bolas de golfe. Este ano já fui uma refeição e tanto para umas quantas. Repelente e pomada nelas.

    Se o parque for +ou- terá uma lavandaria e essas sim dão imenso jeito. Lavam e secam sem problema.

    Quanto à tenda há sempre um vizinho cheio de técnicas xpto e todo o material de construção necessário pronto a dar uma ajuda.

    Pior mesmo só as fogueiras para assar(queimar) coisas (comida)...

    ResponderExcluir
  14. montar a tenda é muito fácil. pensei que seria dificil, mas é super rápido. em 5 minutos tá pronto. pior é metê-la de novo no saco =)

    ResponderExcluir
  15. Só para avisar, as tendas automáticas são maravilhosas no primeiro dia, tiras do saco e voilá :-)! O pior é desmontá-las... Caso arranjes uma destas lembra-te de nunca perder o manual de instruções...

    ResponderExcluir
  16. Sugestões rápidas:

    Para armar a tenda, nada como uma das da Decathlon das que se armam sozinhas. O problema depois pode ser voltar a embrulhar aquilo outra vez.

    Quanto aos mosquitos, melgas e afins, "TABARD" em stick é o nome a reter.

    E mais e mais e mais? deitar cedito porque quando nasce o sol começa o efeito de "estufa".

    ResponderExcluir
  17. Lista da cueca .. muito útil ... atenção à electricidade estática que a tenda pode provocar quando a fricção no pano é em demasia ...

    E vê lá ... cuidado com o repelente!

    ResponderExcluir
  18. Ok aqui vão as minhas dicas de quem acampa há 10 anos mais ou menos xD.

    1. Compra uma colchonete, se não souberes é um colchão fininho que se põe debaixo do saco-cama para teres uma noite mais confortável e não sentires tanto o chão :).

    2. Para fazer chichi podes fazer no meio do mato, antes isso do que fazer nas calças xD.

    3. Lanterna é sempre importante e um petromax dá bastante jeito para fazer de "candeeiro" durante a noite!

    4. Repelente para insectos, põe também repelente na tenda. É possível que encontres insectos na tenda, mas não te aflijas com isso, acampar é uma experiência única! E fenistil. XD

    5. Ah montar a tenda, é bastante simples! Também já há tendas que basta abrir e estão logo prontas! XD
    http://www.youtube.com/watch?v=ZZSEAT-cab8

    6. Para vestir não te importes de repetir roupa, calças por exemplo! eu prefiro usar calças de ganga, são melhores para as silvas e assim, e sinto-me confortável!
    Roupa interior, das duas uma, ou tens de pôr a secar e arranjas um sitio mais aconchegado ou então levas roupa interior suficiente para os dias todos e não teres de repetir.

    Visita também este site http://montartenda.com/artigos/dicas-para-campismo-mais-facil

    Acho que não me esqueci de nada!

    ResponderExcluir
  19. Se o maior problema fosse montar a tenda, estávamos nós todos bem ahah :) Para a semana vou acampar uma semana e também começo a ficar dúvidas. As ultimas vezes em que acampei o wc estava por perto e a estadia foi por pouco tempo, o que me leva a questionar como vai ser se tiver de lavar a roupa.. Portanto, olha, ou compras/levas muita roupa e o cesto para a pôr, ou então lá terás de expor a tua privacidade... Mas acampar é sempre uma coisa engraçada :)

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Vim agora mesmo de acampar ( já é habito fazer nas férias), quanto a tenda eu a primeira vez montei em casa para não ir para la ás cegas, os parques por norma todos têm luz durante a noite e podes sempre optar por escolher um sitio mais ou menos perto do w.c., quanto a roupa eu costumo levar sempre roupa interior que chegue para os dias todos e depois o resto tudo roupa simples e confortável tipo vestidos calças fato de treino...ah e para a noite 1 ou 2 casacos quentes pois costuma fazer bastante frio! E não te esqueças do replente de insectos e do fenistil!
    Espero ter ajudado. Boas férias

    ResponderExcluir
  21. Para montar a tenda não há que saber: é ler o papel das instruções (ou comprar uma tenda Quechua daquelas que se atiram ao ar e ficam montadas - literalmente!).

    Ah e não te fies numa tenda que diz que é para 2 pessoas. 2 pessoas significa só uma. E pequena. Uma tenda para 4 dá para 2 e mesmo assim ainda há alguma confusão.

    Sugestão para acampar? Aluga uma roulotte! LOL

    ResponderExcluir
  22. Eu só tenho uma dica, mas acho que faz toda a diferença entre uma experiência potencialmente maravilhosa e uma grande desgraça: um colchao insuflável. Só custa dez ou quinze euros e garante que vais dormir muito confortável o tempo todo. Pesa e ocupa depois quase todo o espaço da tenda, mas nao te vais arrepender nem um bocadinho e nada o substitui (embora aquelas espumas que havia dantes, que eram ainda piores de carregar, também nao fossem de deitar fora, mas ainda assim ficam a léguas).

    Eu também preciso de uma almofada, mas depois disto entre uma tenda e o Ritz às tantas escolhia a tenda (ok, é mentira).

    ResponderExcluir
  23. Se há experiência que não quero repetir, é acampar num parque, em pleno Verão. Mal por mal, acho preferível o campismo selvagem. Ao menos não parece que estamos todos deitados na mesma cama a participar numa orgia gigantesca, tal é a quantidade de casalinhos à volta que dá largas à sua excitação (presumo eu, que para provar alguma coisa a alguém!!!) Num parque de campismo, tem de ser, no mínimo,num bungalow, fechadinha à chave...

    ResponderExcluir
  24. Ahah, boa sorte, Cueca :D

    ResponderExcluir
  25. Para picadas de melgas dou-me muito bem com os comprimidos Kestine 10mg. As melgas picam-te é certo, mas tomas um e ficas bem;)
    Bom acampamento;)

    ResponderExcluir
  26. A Quechua tem umas tendas de 2 segundos que são uma maravilha!

    Lanterna, é essencial.

    Dá uma olhada no site do parque de campismo para onde pretendem ir, alguns são muitos bons, mas outros... º-º

    Colchão insuflável também é uma boa opção para não se sentir as pedras da calçada.

    Uma roupa para a noite, que normalmente fica fresco.

    ResponderExcluir