4.9.13

Dúvidas que me perseguem.

Ou, vá, coisas que me lembro nem sei porquê.

Porque é que os quadros dos Botticellis desta vida e toda a demais malta que apreciava pintar o corpo feminino nu - além de simpaticamente gostarem de miúdas com curvas e por onde agarrar - nunca colocavam pêlos nas ditas?

Não me lixem, como é que elas andavam a fazer a depilação?
Não me parece que houvesse gilette nessa altura (nem a música do I'm your Venus, I'm your fire) e andar à navalhada naquilo era capaz de originar uns quantos golpes perfeitamente evitáveis, pelo que me interrogo.

Pronto, era só isto.

17 comentários:

  1. tens toda a razao....será que dava muito trabalho desenhar os pêlos?!

    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. É nas pinturas e nos filmes de época aparecem todas depiladas à brasileira...

    ResponderExcluir
  3. Fiz-me a mesma pergunta na série da "Guerra dos Tronos". Uma série tão boa e ninguém se lembrou dessa incoerência.

    ResponderExcluir
  4. Cá para mim eles pintavam-nas como as queriam ver. Nessa altura, o fetiche era a depilação, o que até se compreende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só prova que não é preciso inventar muito. Tantos séculos depois e continuam a querer o mesmo.

      Excluir
  5. Podiam depilar-se à navalha, tal como os homens faziam a barba. Mas na verdade acho que já existia uma espécie de método, tipo cera. Mas claro que não devia ser usada por toda a gente, só por aquelas tipas que passam o dia em casa a comer uvas e com um escravo a abaná-las com uma folha de palmeira :)

    ResponderExcluir
  6. O que não faltavam nessa altura eram navalhas. Aliás, na Renascença até era moda rapar tudo excepto o cabelo. Nem as sobrancelhas escapavam. Olha a sô dona Mona Lisa!

    ResponderExcluir
  7. Não tinham pinceis fininhos

    ResponderExcluir
  8. também me pergunto sempre isso nos filmes (ainda há uns tempos vi um filme passado na pré-história e já aí as mulheres andavam todas depiladinhas)

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Não sei como elas faziam antes, mas eu fico extremamente contente por viver nesta época em que temos varias opções de depilação :D

    ResponderExcluir
  11. Era o conceito de beleza da altura: depenadas e gorduchas!

    ResponderExcluir
  12. do mesmo modo que faziam a barba :p

    mas imagino a navalhadas nas virilhas

    ResponderExcluir
  13. Ah!Ah!Ah! Sabes que a minha avó fazia "depilação" com pedra pomes?! Ah pois é! Diz que cortava os pelos o mais curto possível e depois esfregava-se com a pedra até eles caírem ou rolarem curtinhos. Às vezes também usava a navalha com que o meu avô fazia a barba, por isso não me parece descabido que naquele tempo elas não tivessem mesmo pêlos

    ResponderExcluir
  14. Adoro estes posts! Tenho de enviar esses quadros à Kláudia.

    Mas concordo com o que já foi dito por aí, pintavam assim os quadros para dar a dica às labregas, que tinham de arranjar forma de não andar com cabelos na pachacha!!

    Tão bom esta evolução...

    ResponderExcluir


  15. A partir do minuto 11:20 esta temática é debatida por 2 hilariantes minutos.

    http://www.youtube.com/watch?v=BS0OAd-sa94

    ResponderExcluir
  16. Por acaso, o fenómeno depilação é muito anterior a Botticelli. Já existia no tempo de Cleópatra. Usavam uma espécie de cera, extraída dos favos das colmeias.
    Mas acredito que fosse coisa só de nobreza...

    ResponderExcluir