21.10.11

Clichés de RPG's - Role Playing Games (Post nerd Alert!).

Se não sabes o que é um RPG, este post não é para ti.
Sim, eu sempre joguei e continuo a jogar (ok agora praí há 7 meses que não toco na PS3 mas é por questões de força maior!).
Neste tipo de jogos entramos sempre no mundo de uma personagem, a qual acompanhamos na sua épica jornada. Jogos como Final Fantasy, Kingdom Hearts, Grandia, Legend of Zelda são alguns exemplos mais conhecidos.
Da vasta experiência que posso, seguem então os principais clichés destes jogos:

1. O herói anda sempre a tentar salvar uma tipa. Mesmo que a tenha conhecido no início do jogo, o tipo fica maluco por a salvar e disposto a levar uma grande tareia.

2. São sempre putos. Literalmente. Aquilo é malta de 15 ou 16 anos, prontos para sair de casa numa grande aventura só porque sim. Ou porque o planeta deles vai ser destruído se não o fizerem.

3. Têm sempre famílias disfuncionais. Ou porque os pais morreram, ou porque vivem só com a mãe, ou com um pai estranhamente envelhecido, malta com problemas de álcool ou que foi para a guerra e desapareceu, tudo menos viver com o pai e a mãe num ambiente feliz.

4. São sempre pobres. Os coitados, como já perceberam, são uns desgraçados. Já não basta a sua realidade estar a colapsar ainda por cima não têm guito para nada.

5. A arma deles é sempre qualquer coisa bastante "macha": uma espada, tipicamente. Curiosamente é sempre uma grrraaaannnnde espada. (Porque será?)

6. As lendas e profecias que aparecem ao longo da história, vão sempre acontecer! E, claro, nunca são boas. (Devo preocupar-me por andarem a dizer que o mundo acaba hoje?)

7. Poder de teleporte. Espectacular, ein? As regiões são mais longe que onde judas perdeu as botas, portanto dá sempre jeito carregar num botão e ir directo. Faz sentido.

8. A roupa que trazes vai durar-te o jogo todo. Não importa que andes dias e dias por cidades, em lutas, em intempéries. Vais sempre usar a mesma merda de fato.

9. A tua personagem pode ser um brutamontes insensível, burgesso e iletrado. A tipinha do jogo vai sempre ser louca por ele.

10. Os vilões têm sempre uma costela de Kafka, que os transforma subitamente em poetas, filósofos, psicólogos, sociólogos, fanáticos religiosos, tudo num só e que vos tira cerca de metade do jogo a ouvi-lo nas suas bacocas realidades alternativas.

18 comentários:

  1. Opah o que eu gosto dessas coisas! aha

    Maria

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, cumpre dizer que não gosto desse tipo de jogos.

    Adiante.

    Esqueceste-te de referir que as personagens, por mais objectos que carreguem, metem-nos para dentro da roupa e como que desaparecem por magia.

    ResponderExcluir
  3. És grande!
    Qualquer pessoa que goste de FF e KH é grande :)

    Mas sim, geralmente é sempre assim como dizes.

    Um RPG tem quase sempre um romance, é o bem sempre a tentar impedir que o mundo seja destroido ou dominado por alguem menos simpatico, e são jogos de 6152378612893 horas. Mas são os que geralmente dão mais gosto de jogar.

    ResponderExcluir
  4. Fábio, KH é daqueles jogos que a malta me goza pro ter jogado, mas sinceramente adorei, tanto o I como o II...(e rumores há que vai sair um novo para a PS3)

    ResponderExcluir
  5. Há mais:

    - Mesmo que "morras" numa luta, há sempre maneira de voltares a aparecer numa igreja ou numa cidade próxima;
    - Se tiveres companheiros de batalha, e se tu ou um deles "morrer", há sempre um objecto que te permite "ressuscitar" - como uma pena, nos Final Fantasy;
    - O "Elixir" nunca é utilizado para fins de higiene oral (i.e. bochechar), mas antes para te conferir mais energia e pontos de magia;
    - Vais ter que enfrentar dezenas de inimigos genéricos, sempre iguais. Mesmo que se tratem de seres humanos ou humanóides, como "soldados de um Império", não há nomes próprios nem variações. São mesmo TODOS iguais;
    - Tudo o que poderá ser de valor está guardado em cofres à vista de todos. Estranhamente pareces ser o único a aperceber-te disso.

    E mais haveria...

    Eu dantes gostava de J-RPGs (são os japoneses), mas agora não tenho muita paciência. Acho que o último que joguei mesmo a sério foi o Dragon Quest VIII, na PS2. Para o ano vai sair o Ni no Kuni para a PS3 e esse sim, deverei jogar.

    ResponderExcluir
  6. Gostei imenso de jogar o dragon quest. Os japoneses têm sempre uns fetiches estranhos com as meninas dos jogos.
    Outra coisa que há sempre é a tua team player mamalhuda lol

    ResponderExcluir
  7. Gostei imenso de jogar o dragon quest. Os japoneses têm sempre uns fetiches estranhos com as meninas dos jogos.
    Outra coisa que há sempre é a tua team player mamalhuda lol

    ResponderExcluir
  8. Comigo aconteceu o mesmo.. sempre fui gozado por jogar KH e mesmo por jogar FF outros jogos do genero ("qual é a piada de lutarem um de cada vez?!").

    Consegui fazer com que um desses amigos jogasse ambos, adorou.
    Não se pode julgar nada pela capa!

    Eu nunca joguei muito Dragon Quest, por pena minha.

    Tenho pena que este tipo de jogos esteja a desaparecer. Os 2 últimos FF foram muito maus em comparação com o 7/8/10 (vai sair um remake do 10 pro proximo ano em principio). Eu joguei o KH da psp e estou a espera do 3 para a PS3 :)

    ResponderExcluir
  9. Diablo II é que era. E eu escolhia sempre o Barbarian, o tipo insensível, burgesso e iletrado, mas para a porrada não havia melhor. Quais poderes mágicos qual carapuça, eu gostava era de cabeçadas e patadas na testa.

    ResponderExcluir
  10. Vamos falar de coisas importantes...hoje sai o Football Manager 2012!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. FM 12? Me aguardxi!

    Quanto ao post, epah eu ando a jogar o assassins creed brotherhood. Ele tem uma espada grande e punhais e pistolas do sec XV e tudo e tudo, mas não tem mamalhudas e por norma ele anda lá nas cenas dele não graças a uma gaja, mas porque faz parte de uma sociedade secreta de assassinos. Seja de que maneira for, os jogos são feitos para homens. Ainda não conheço nenhum RPG em que uma tipa tenha de salvar o seu amado. Se souberem digam-me sff!

    ResponderExcluir
  12. Diablo 2.. fui tão viciado nisso. Por acaso voltei a jogar há pouco para relembrar um pouco e porque vai sair o Diablo 3 daqui a poucos meses.

    FM, mais problemas.. não tenho tempo pra viciar lool

    ResponderExcluir
  13. Para mim o Final Fantasy melhor até agora foi o VIII. Está aqui ó <3

    Tenho lá por casa o XII mas ainda não joguei. Depois disso esquece. Não tenho PS3. :(

    ResponderExcluir
  14. Nunca fui muito à bola com esse tipo de jogos, no principio ate são engraçados, mas farto-me rapidamente,mas tenho um amigo que tambem só joga disso e esta-me sempre a chatear lol Eu gosto mais de FPSs =:-P

    Dexter apesar de também nao gostar de jogos de futebol, vi isto à dias http://pplware.sapo.pt/jogos/apresentacao-football-manager-2012/ =:-)

    ResponderExcluir
  15. O FM é uma das razões que vai levar ao meu enfarte, juntamente com o trabalho e o Benfica.

    A partir do momento em que me ligo àquilo viro autista e vivo o jogo como se da realidade se tratasse. É uma doença, mas eu gosto.

    ResponderExcluir
  16. Hehe nunca liguei muito a futebol mas o Benfica esta aqui no coraçao =:-P Pois, o meu irmao diz que ja nao o instala para nao se viciar lol

    ResponderExcluir
  17. GRANDE POST! :D vai direitinho para o facebook ;D #Partilhado

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente não tenho vida para jogar FM . Se começar a jogar não faço mais nada desta vida! Fazia noitadas e dormia 3h por noite só para jogar aquilo. Mas o meu Benfica ganhou tudo o que havia para ganhar !

    ResponderExcluir